Norte do Nordeste poderá ter mais chuva no outono?

22/02/2016 às 17:32
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Entenda o efeito do El Niño na estação

A chuva caiu farta em janeiro em grande parte do Nordeste, mas fevereiro vai terminar com muito menos chuva do que o normal. A escassez está sendo sentida inclusive na faixa norte do Nordeste, onde o volume médio de chuva.

A redução da chuva sobre o Nordeste do Brasil em fevereiro é efeito do fenômeno El Niño, que enfraqueceu como era esperado no fim de 2015, mas ainda é considerado tecnicamente forte em fevereiro.

A projeção para os próximos meses, como já vinha sendo previsto durante o segundo semestre de 2015, é que o El Niño continue perdendo força, com as águas do Pacífico Equatorial esfriando e voltando a uma temperatura dentro do normal até o fim do outono. O problema é que o auge do período chuvoso da costa norte do Nordeste, do Maranhão ao Rio Grande do Norte e do norte da Região Norte (norte do Pará, Amapá até Roraima) será sob domínio do El Niño e que vai atuar contra a chuva.

 

 

 

 

 

 

Os principais centros globais de monitoramento de fenômenos como El Niño concordam que o outono de 2016 ainda será sob a influência do El Niño, porém já com fraca intensidade.

Qual o efeito do enfraquecimento do El Niño na chuva do Nordeste no outono? Será que este enfraquecimento poderia fazer com que a chuva mais volumosa do período chuvoso do norte do Nordeste se deslocasse para o outono, como se a chuva atrasasse?

Confira a entrevista com o meteorologista Alexandre Nascimento.