Nordeste terá "águas de março"?

04/03/2016 às 15:55
por Josélia Pegorim

Atualizado 04/03/2016 às 21:57

Oferecimento
Confira a situação da ZCIT

Natal e Recife entram na lista de dos cinco maiores volumes de chuva registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia entre 9 horas do dia 3 e 9 horas de 4 de março. As duas capitais tiveram a chuva mais forte em 24h deste ano. Durante a tarde da sexta-feira, 4, choveu sobre São Luís, capital do Maranhão que acumulou 33 mm apenas em1 hora.

 

 

Março é época de muita chuva no norte do Nordeste do Brasil. Em toda a faixa entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte e a Paraíba, e também grande parte da Região Norte do Brasil, março é o primeiro ou segundo mês com maior média de chuva na escala anual.

 

 

A chuvarada de março coincide com a maior atividade da Zona de Convergência Intertropical, um sistema meteorológico caracterizado por grandes aglomerados de nuvens carregadas e que provocam muita chuva na região tropical de todo o globo terrestre.

 

 

 

Porém, a atividade da ZCIT depende muito das condições de temperatura do oceano. Assim, nem sempre a ZCIT provoca chuva volumosa no Nordeste em março. A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre como está a situação atual da ZCIT.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

25°
min

31°
max

15mm / 90%

Recife - PE

25°
min

31°
max

10mm / 90%