Ar polar no último fim de semana do verão

11/03/2016 às 23:57
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor diminui em algumas áreas

Este é último fim de semana do verão. O outono começa oficialmente no dia 20 de março, à 1h30, pelo horário de Brasília.

Depois de tanto calor em fevereiro e também em março, o verão vai terminando com a entrada de uma massa de ar polar moderada sobre o Sul do Brasil. Quase todo ar polar fica sobre o oceano e nesta situação o poder de resfriamento no continente é menor, pois o ar polar fica muito misturado com a umidade do mar.

O maior efeito deste ar polar será sobre o Sul do Brasil, mas vai sobrar um ventinho fresco para o Sudeste. A temperatura pode baixar dos 10°C na madrugada em cidades serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. CuritibaPorto Alegre poderão ter a menor temperatura do ano até agora.

O sistema de baixa pressão que provocou chuvas volumosas no Sul nos últimos dias se afasta da Região e a tendência é de diminuição da chuva e da nebulosidade. A temperatura cai.

 

 

Os ventos frios dessa massa polar chegam ao litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro até a noite deste sábado e no domingo ao Espírito Santo. O impacto do ar polar com o ar muito quente que está sobre o Sudeste aumenta o risco de chuvas fortes.

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta do efeito desta massa polar no centro-sul do Brasil nos próximos dias

 

 

 

Mar agitado no Sul e no Sudeste no fim de semana

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

19°
min

26°
max

30mm / 90%