Sul do Brasil vai esquentar rápido

13/03/2016 às 16:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Curitiba: tarde do domingo foi a mais fria do ano

Tarde mais fria do ano em Curitiba (PR)

A tarde do domingo, 13 de março, foi a mais fria do verão e do ano em Curitiba, capital do Paraná. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima foi de apenas 18,1°C. O recorde anterior de menor temperatura máxima era de 21,3°C no dia 22 de janeiro.

A semana começa um pouco fria em Curitiba, mas vai terminar quente.

 

 

Sul vai esquentar rápido

O ar polar que entrou no Sul do Brasil no fim de semana se afasta rápido e a tendência é de elevação de temperatura. Muitas áreas da Região ainda amanhecem a esta segunda-feira com temperatura amena, com sensação de um friozinho, mas a  tarde é quente em praticamente toda a Região. Temperaturas amenas à tarde ainda devem ser observada no leste do Paraná, incluindo Curitiba.

As tardes vão ficando cada vez mais quentes no Sul do Brasil a partir da terça-feira, quando um sistema de alta pressão atmosférica em níveis médios da atmosfera se intensifica sobre o norte da Argentina e Paraguai. O centro de sistema fica parado sobre o norte argentino no decorrer da semana mantendo o ar polar afastado. Com sol forte, pouca chuva e sem ar polar, as temperaturas vão ficar  bastante elevadas também no Paraguai e no norte da Argentina.

A animação mostra a estimativa da temperatura máxima até o dia 18 de março. A mancha em tom de rosa forte que aparece no norte da Argentina e Paraguai indica temperaturas da ordem de 38°C

No decorrer desta semana, esta bolha de calor vai influenciar especialmente o oeste dos estados da Região Sul e também o Mato Grosso do Sul.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

16°
min

25°
max

0mm / 0%