Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Risco de chuva forte de Maceió a São Luís

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Risco de chuva forte de Maceió a São Luís

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Nesta quarta-feira, a influência da ZCIT- Zona de Convergência do Intertropical - na costa norte do Nordeste o favorece o crescimento de nuvens pesadas, que provocam  chuva a qualquer hora. Pode chover forte.

     

    A ZCIT – Zona de Convergência Intertropical é um dos principais sistemas meteorológicos que provocam chuva sobre o Nordeste. As imagens de satélite mostram esta semana as bandas de nuvens da ZCIT se aproximando da costa norte do Brasil. A aproximação deste sistema faz a umidade aumentar favorecendo a formação de mais nuvens e a ocorrência de chuva para alguns estados do Nordeste.

     

     

     

    Chuva aumenta no litoral do Nordeste

    Áreas de instabilidade que estão espalhadas pelo litoral do Nordeste se intensificam a partir desta quinta-feira. A situação é de atenção para chuva forte e volumosa que pode causar problemas em várias locais da faixa litorânea desde Alagoas até o Maranhão.

    Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas do dia 15 e 9 horas do dia 16 choveu 29,6 mm em Fortaleza, 26,8 mm sobre Natal e 17,6 mm na região de Maceió.

    Pelo menos até a sexta-feira, nuvens carregadas vão continuar se formando nas áreas litorâneas entre Alagoas e o Maranhão e podem provocar pancadas de chuva moderadas a fortes e com raios. A população das capitais São Luís, Teresina, Fortaleza, NatalJoão Pessoa, RecifeMaceió devem ficar atentas para  chuva forte e volumosa que poderá causar transtornos para a população, como alagamentos.

     

     

     

     

    Os meses de Outono normalmente são de bastante chuva na costa norte do Nordeste, segundo o meteorologista Alexandre Nascimento. A estação é marcada pela chuva nestas áreas da costa norte do Nordeste, principalmente em abril e maio.

     

    Em São Luís, capital do Maranhão, em pleno mês de fevereiro (verão) choveu abaixo da média com 174 milímetros acumulados. A média do mês é de 382 milímetros. Do dia 01 de março até hoje (16), já choveu 200 milímetros, sendo que a média para o mês é de 422 milímetros de chuva.

     

    Mas este ano, o El Niño atrapalha a chuva, mesmo já estando em fase de enfraquecimento.

    Confira o comentário do meteorologista Alexandre Nascimento sobre a chuva do outono no norte do Nordeste.

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias