Você sabe como combater a retenção de líquido?

24/03/2016 às 14:55
por Redação

Atualizado 19/12/2017 às 10:48

Oferecimento
Dicas práticas para acabar com o problema!

Aproveite o verão para praticar mais atividades físicas e acabar com o desconforto e o inchaço

 

Você já teve aquela sensação de que seu corpo estava inchado, muito mais do que o normal?

Em muitos casos, isso não é apenas uma sensação, mas com o aumento das temperaturas e a maior exposição ao sol, esse tipo de incômodo acaba tornando-se algo constante. No entanto, a saída para esse problema pode ser simples e estar relacionada à diminuição da retenção de líquido (acúmulo de água no organismo), que é tida como a grande causadora da maioria dos inchaços.

 

 

Mas ao contrário do que muitos pensam, o consumo de sal em excesso não é o único vilão dessa história. Permanecer sentado ou em pé por muitas horas é uma causa frequente de tornozelos inchados, por exemplo. “A razão é que os músculos ficam inativos e não são capazes de bombear o sangue no sentido do coração. Devido à força da gravidade, o líquido no corpo se acumula na parte inferior das pernas e provoca o famoso inchaço (edema)”, explica Elizabeth Rossi, professora colaboradora da Faculdade de Medicina da USP.


Praticar atividades físicas regularmente é uma das soluções mais eficazes para diminuir a retenção dos líquidos e, consequentemente, os desconfortáveis edemas. Isso porque, segundo a especialista, a contração muscular facilita o retorno venoso, ou seja, a circulação sanguínea, e previne o acúmulo de líquidos. Fora isso, a transpiração causada pelos exercícios também auxilia na perda da água em excesso.

 

Quanto às atividades ideais para combater o problema, a recomendação médica mostra o quanto elas são simples e fáceis. “Qualquer atividade de, no mínimo, 30 minutos já é capaz de trazer benefícios. Caminhar, nadar, subir escadas, andar de bicicleta, dançar, enfim, todos os exercícios que favorecem a contração da musculatura das panturrilhas são adequados”, orienta Elizabeth.

 

E atenção, mulheres! Embora os homens também sofram com a retenção de líquido, o sexo feminino é particularmente mais propenso a desenvolver edema, principalmente no período pré-menstrual e na menopausa. Portanto, nada de preguiça. Ao destinar meia hora à prática de atividades físicas, além de curtir os dias de verão sem inchaço, lembre-se que a atividade ainda ajuda a emagrecer. Comece agora mesmo!

 

Aposte também em alimentos diuréticos que ajudam a combater a retenção de líquidos. Entre os mais poderosos, invista em aspargos, pepino, pitaya e melancia quando se sentir inchada - especialmente durante a TPM!