Chuva forte na divisa entre SP, MG e RJ

28/03/2016 às 21:47
por Josélia Pegorim

Atualizado 28/03/2016 às 22:45

Oferecimento
Sudeste continua quente

 

 

 

A maioria das áreas da Região Sudeste começou a última semana com muito sol, calor e tempo seco. Mas nuvens bastante carregadas cresceram na região de divisa entre São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro provocando fortes pancadas de chuva.

A chuva mais intensa ocorreu em Cunha (SP), onde o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) registrou quase 88 mm em apenas 2 horas, entre 15 e 17 horas. Em São José dos Campos, além da chuva forte, o aeroporto local registrou uma rajada de 77 km/h às 19h25. No Sul de Minas, choveu 38 mm em Passos entre 14 e 18 horas e 26 mm em São Sebastião do Paraíso, entre 15 e 16 horas.

 

 

A circulação de ventos sobre o Sudeste forçou a concentração da umidade na divisa dos três estados. A combinação de calor, umidade do ar elevada e o relevo (serras da Mantiqueira e do Mar) geraram as grandes nuvens.

 

Esta concentração de umidade entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais deve continuar sendo observada pelo menos até a quarta-feira. Até lá, fortes pancadas de chuva podem voltar a ocorrer em localidades como o norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, a serra da Mantiqueira, Sul de Minas, Vale do Paraíba, em São Paulo, e no sul do estado do Rio de Janeiro. Há risco de chuva forte, mas que não se prolonga por muitas horas.

As pancadas de chuva serão mais prováveis nestas áreas, mas outras regiões do Sudeste poderão ter pancadas de chuva, porém de forma rápida e em pequenas áreas.

 

Confira a tendência da chuva no Brasil para os próximos 10 dias.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%