Risco de chuva forte entre Natal e Salvador

13/04/2016 às 21:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Capital baiana registrou em 13 dias 7% da chuva de abril

Chuva aumenta no litoral do Nordeste

A atuação de um VCAN – vórtice ciclônico em altos níveis – reforça as áreas de instabilidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – que atua na costa norte do Nordeste. O centro do VCAN avança pelo interior da Região Nordeste e os ventos na região mais afastada do centro do vórtice aumentam a instabilidade no litoral norte e em parte do litoral leste nordestino.

Estas áreas de instabilidade devem persistir pelo litoral nos próximos dias e várias capitais entre Salvador e São Luís poderão ter eventos com chuva moderada a forte. Nesta quinta-feira, há risco de chuva moderada a forte em Salvador.

Confira as informações de meteorologista Josélia Pegorim

 

 

 

 

Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, até o meio da manhã do dia 13, a chuva de abril de 2016 estava muito abaixo da média histórica na maioria das capitais do Nordeste.

 

 

 

Em Salvador, a abril normalmente é o segundo mês com mais chuva. Mas este ano, com as alterações causadas pelo El Niño, a chuva continua escassa. Em 13 dias, choveu aproximadamente 22 mm, o que representa apenas 7% da média de chuva para o mês que é de 322 mm.

Até o fim de abril, Salvador terá várias pancadas de chuva de nuvens que se formam no mar e avançam para a costa leste do Nordeste, mas nenhuma frente fria deve chegar ao litoral da Bahia.

Abril de 2016 pode ficar entre os meses de abril com menos chuva em Salvador pelo menos desde 1961.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

25°
min

32°
max

15mm / 90%

Salvador - BA

23°
min

29°
max

45mm / 90%