Muita chuva entre Natal e Maceió

15/04/2016 às 22:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de alagamentos

Fortes áreas de instabilidade avançaram do mar para a costa leste do Nordeste trazendo nuvens carregadas com potencial para provocar fortes pancadas de chuva, com raios e rajadas de vento moderadas a fortes, acima de 60 km/h.

Até por volta das 20 horas da sexta-feira, 20, o litoral da Paraíba e de Pernambuco eram as regiões com maiores volumes de chuva acumulados. Pelas medições do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) entre 08h e 20h de 15/04/16 choveu cerca de 48 mm em Cabedelo (PB). A região de João Pessoa e do Grande Recife acumulavam de 30 mm a 40 mm.

 

Nuvens sobre Cajazeiras no começo da noite de 15/04/16

 

 

Estas áreas de instabilidade se intensificaram no decorrer da sexta-feira, 15 de abril, e vão persistir durante o fim de semana e até a terça-feira, 19. Até lá, a situação é de muita atenção para chuva forte e volumosa que poderá causar vários transtornos para a população como alagamentos e deslizamentos de terra.

 

 

Estas nuvens carregadas devem ficar espalhadas por vários dias sobre parte da costa leste e norte do Nordeste. É alto o risco de chuva forte nas capitais Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió.

O mapa mostra a projeção do volume de chuva que poderá ser acumulado sobre o Nordeste até 20 de abril. Os tons de verde representam totais de 100 mm a mais de 200 mm acumulados em cinco dias.

 

Nas imagens de satélite, as nuvens carregadas aparecem como manchas em tons de laranja e vermelho.

 

 

 

Nesta outra imagem é possível ver que as áreas de instabilidade que se estendem pelo oceano.

 

 

 

Nos próximos dias, nuvens carregadas podem se  formar também em várias áreas do interior do Nordeste. Confira a previsão para a Região Nordeste.

 

A região de São José da Lagoa Tapada, no interior da Paraíba, teve muitas nuvens esta semana. O timelapse é de Rogério Sousa.

 

 

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

24°
min

31°
max

15mm / 83%

Recife - PE

25°
min

31°
max

10mm / 90%