1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Trilhas especiais para curtir de bike pelo Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Trilhas especiais para curtir de bike pelo Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Separe sua magrela e comece a traçar a rota do seu próximo roteiro de viagem


Quem não deseja conhecer lugares novos, belas paisagens, praias paradisíacas, cenários idílicos Brasil afora? Uma boa dica para aproveitar ao máximo estes programas é fazê-los em cima de uma bicicleta. Além de sustentável e saudável, o meio de transporte é uma garantia de diversão. Separamos abaixo quatro destinos nacionais para os ciclistas que desejam se aventurar pelas belezas do nosso país tropical.


Rio de Janeiro (RJ)

A cidade maravilhosa é um dos destinos mais cobiçados do mundo. Suas belezas naturais, o bom humor e a disposição dos cariocas, são ótimos convites para uma pedalada na orla das praias, do Leme ao Pontal, passando por Ipanema, Copacabana e outros pontos históricos da antiga capital federal. Entre os melhores destinos para os amantes do ciclismo está também o Alto da Boa Vista repleto de boas trilhas e sombras para amenizar o calor.


A melhor época para aproveitar ao máximo o Rio de Janeiro é o outono/inverno quando o Clima é mais fresco. Outro bom destino para pedaladas na região é o Jardim Botânico, onde é possível tomar uma água de coco embaixo de uma sombra e relaxar com a leve brisa formada graças às frondosas árvores.


Vale dos Vinhedos (RS)

A pequena área entre as cidades de Monte Belo do Sul e Bento Gonçalves, no interior do Rio Grande do Sul, é um dos destinos preferidos para quem deseja pedalar por trilhas entre as montanhas. O local é reconhecido pelo famoso roteiro “Caminhos de Pedra” e, por lá, os ciclistas têm acesso a mais de 50 pontos de observação e a outros 13 de visitação, como capelas, ateliês e cafés.


O melhor período para visitar a área é no outono, entre abril e maio, quando o clima ainda está ameno e as chuvas começam a cessar. A temperatura nessa época varia entre os 14°C e os 17°C, mas a máxima pode chegar aos 21°C, ideal para garantir outro programa da região: a degustação de vinhos entre uma pedalada ou outra. Sempre com moderação, é claro.

 

 

 

Caminho da Fé (SP-MG) 

Este é para ciclistas com mais experiência e disposição. São 497 km de trilha, sendo que 300 km são pela Serra da Mantiqueira, que liga São Paulo a Minas Gerais. O percurso é inspirado no Caminho de Santiago da Compostela, na Espanha, e é destinado aos ciclistas que desejam percorrer um caminho conhecido por suas experiências místicas. O ponto de chegada é a cidade de Aparecida (SP), enquanto o ponto de partida pode ser escolhido pelo ciclista. Entre as opções estão cidades como São Carlos, Cravinhos, Mococa, Divinolândia e Aguaí, todas em São Paulo.


O ideal é realizar o trajeto entre os meses de abril e maio, no outono, onde o calor é mais ameno, as chuvas cessaram e o frio não atrapalha o caminho. Como a trilha passa pelas divisas de São Paulo com Minas Gerais, as variações de temperaturas são comuns e as médias ficam entre 17°C e 23°C.


Pedal do Sertão (PB)

Para ciclistas profissionais – ou amantes do esporte com boa disposição –, a trilha, localizada dentro do Hotel Fazenda Pai Mateus, fica entre as cidades de Cabaceiras e Boa Vista, no centro sul da Paraíba. O trajeto é todo feito em cima de rochas, com sinalizações para que os esportistas não se percam.


A trilha é bastante similar à famosa Slick Rock, no deserto de MOAB, nos Estados Unidos, mas com um grande diferencial: o clima. Passando pelo sertão da Paraíba, o ideal é que o trajeto seja percorrido entre os meses de julho e setembro, quando o inverno vai chegando ao fim e tem início a primavera. A máxima varia entre os 24°C e os 26°C, enquanto a mínima não ultrapassa os 16°C.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias