Fim de semana de calor intenso no RS

16/04/2016 às 14:11
por Fabiana Weykamp

Atualizado 17/04/2016 às 12:53

Oferecimento
Tempo muda no decorrer da semana.

O fim de semana vem sendo marcado por calor escaldante no Rio Grande do Sul. Um forte sistema de alta pressão que está no oceano (ASAS - Alta Subtropical do Atlântico Sul) está bloqueando o avanço de uma frente fria que está no Uruguai. Com isso, o Rio Grande do Sul tem sol forte e vento predominante do quadrante norte, que traz o ar quente do interior do país.


A temperatura ao meio-dia já chegava ao 35,1°C em Campo Bom, aos 34,5°C em São Gabriel e aos 29,5°C em Bento Gonçalves segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No mesmo horário, os aeroportos marcavam 35°C em Santa Maria e 34°C em Porto Alegre


Com a frente fria bloqueada no Uruguai, choveu forte e frequente no Chuí. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, entre 10 horas da manhã deste sábado (16) e o meio-dia deste domingo (17) já foram acumulados 106,1 mm. 

 

Uma grande virada no tempo é esperada só a partir de quarta-feira (20), quando haverá a formação de uma nova frente fria que conseguirá vencer o bloqueio do sistema de alta pressão. Entre quarta (20) e quinta-feira (21), há previsão de chuva para todo o Estado e muitas localidades terão temporais. A temperatura também cai.

 

Veja também: 

Friozinho confirmado para o final do mês

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%