Friozinho confirmado para o fim do mês

17/04/2016 às 08:43
por Alexandre Nascimento

Oferecimento
Modelos continuam indicando mudanças no tempo a partir do final deste mês.

Em abril é normal a parada da chuva sobre o Brasil Central, devido à passagem de frentes frias com massas polares que começam a estabilizar e resfriar a atmosfera. Neste mês a chuva parou (até mais cedo do que normalmente se espera), mas as massas polares associadas às frentes frias ficaram bloqueadas. Esse bloqueio foi ocasionado pela presença da alta pressão subtropical do Atlântico Sul (ASAS) sobre o país. Os efeitos básicos da atuação prolongada da ASAS é a forte redução da umidade do ar e consequentemente da nebulosidade e da chuva. No entanto, com esse bloqueio, o que temos é um calor absurdo.

 

Os modelos de clima (tendência para semanas ou meses à frente) utilizados pela Climatempo já indicavam um friozinho para o fim de abril. Já faz alguns dias que os modelos de previsão do tempo (tendência para os próximos dias à frente), ou seja, está indo ao encontro da mesma previsão de clima - que já era de um friozinho no fim de abril no Sul e em parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

 

Os modelos indicam uma queda bem significativa para o fim do mês. As capitais do Sul e do Sudeste, como São Paulo e Curitiba, registraram na primeira quinzena, em média, temperatura máxima de até 7 graus acima do normal. Ou seja, a máxima média em Curitiba está na casa dos 29 graus, enquanto que o normal seriam 22 graus. São Paulo, por sua vez, está com uma média em torno de 31 graus, enquanto o normal seria 25 graus. A temperatura máxima pode cair para valores em torno de 20 graus na última semana do mês em ambas as capitais. Observe pelo mapas abaixo que o friozinho deve chegar também ao Rio de Janeiro, Sul de Minas e Mato Grosso do Sul.


CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

34°
max

8mm / 80%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

40°
max

6mm / 80%

FASES DA LUA

  • Cheia
    21/01
  • Minguante
    27/01
  • Nova
    05/01
  • Crescente
    14/01

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09