AC, RO e MT podem esfriar no fim de abril

18/04/2016 às 23:09
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Forte massa polar traz friagem para o fim do mês

 

A expectativa pela chegada da primeira onda de frio do outono é grande, ainda mais diante de um abril como este, que está batendo recordes históricos de calor.

A queda da temperatura em muitas áreas do centro-sul do Brasil começa a ocorrer efetivamente só após o dia 25 ou 26 de abril. Tecnicamente o ar polar intenso virá em duas doses, mas uma em seguida da outra.

Mas o que chama atenção na projeção da queda da temperatura é que parte do ar polar deve fazer um caminho continental, pelo interior da América do Sul, espalhando frio sobre o Paraguai, Bolívia e até para o Norte do Brasil!

Assim, a primeira onda de frio do outono de 2016 poderá provocar o fenômeno da friagem no Acre, em Rondônia e em Mato Grosso. A friagem é a queda brusca da temperatura provocada pela passagem do ar polar. Não se usa o termo friagem para uma queda de temperatura por causa do tempo chuvoso.

Compare os mapas a seguir. Eles mostram a estimativa da temperatura por volta das 15 horas (Brasília) nos dias 26 e 27 de abril. Na região do Acre e de Rondônia, a entrada do ar polar poderá baixar em 4°C a temperatura de um dia para o outro.

 

 

 

Mas enquanto o ar polar não vem, o Norte do Brasil tem muita nebulosidade e chuva. Mas a grande massa de ar seco que se intensificou sobre o Brasil diminuiu a nebulosidade e a chuva em parte de Rondônia, no sul do Pará e no Tocantins.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%