A Lua do dia 22 de abril foi a menor do ano?

22/04/2016 às 21:10
por Josélia Pegorim

Atualizado 22/04/2016 às 21:16

Oferecimento
Tempo seco ajuda a fotografar os astros

A Lua passou pela fase cheia na madrugada de 22 de abril, às 2h23, pelo horário de Brasília.

Circulou na internet que a Lua cheia de 22 de abril seria uma “microlua”. Isto só foi verdade para uma determinada definição de “microlua”.

A lua do dia 22 de abril não foi uma “microlua” de fato, mas vem dando um show no céu! Aproveite este fim de semana que ainda é de pouca nebulosidade e  com ar seco em grande parte do Brasil para admirar e clicar esta maravilhosa lua cheia.

A quantidade de umidade que está presente no ar pode atrapalhar muito a observação dos astros. Quando a umidade no ar está alta ocorre o fenômeno da cintilação. As estrelas aparecem cheias de pontas. Entenda como a umidade relativa do ar interfere na observação da lua, dos planetas e das estrelas.

 

 

 

 

 

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

O que é a "microlua" ou "minilua"?

 

O site de cálculos astronômicos timeanddate.com usa as seguintes definições

- Superlua: é a Lua cheia ou nova que ocorre quando a distância entre o centro da Lua e o centro da Terra for menor do que 360 mil quilômetros

- Microlua: é a Lua cheia ou nova que ocorre quando o centro da Lua está a mais de 400 mil quilômetros do centro da Terra

Como a órbita da Lua ao redor da Terra é uma elipse, ao longo do ano temos vários dias em ocorrem estas duas situações e assim poderíamos ter várias superluas e microluas.

 

 

 

Porém, se consideramos que a “microlua” ou “minilua”, é a lua cheia (ou nova) que acontece no mesmo dia e próximo da hora do apogeu lunar e que a superlua é a Lua cheia (ou nova) que ocorre no mesmo dia e próximo da hora do perigeu lunar, então a superlua e a microlua realmente se tornam eventos especiais.

 

O que são apogeu e o perigeu lunar?

O apogeu lunar é a maior distância no ano entre o centro da Lua e o centro da Terra na órbita da Lua ao redor da Terra. Em 2016, o apogeu lunar vai ocorrer no dia 31 de outubro. No apogeu, a Lua estará no ponto mais afastado da Terra e, para quem está na Terra, aparentemente a Lua aparecerá menor.

O perigeu lunar é a menor distância entre o centro da Lua e o centro do planeta Terra. Este ano, o perigeu vai ocorrer em 14 de novembro. No perigeu, a Lua estará no ponto mais próximo da Terra e por isto aparecerá maior para quem observa da Terra.

 

 

Com estas considerações, a Lua cheia do dia 14 de novembro será uma superlua. A lua cheia passa pela fase cheia às 11h52 (no horário de verão do Brasil) e o perigeu (menor distância entre os centros da Lua e da Terra) ocorre no dia 14 de novembro às 9h30, também no horário de verão.

Quando temos a coincidência de ocorrer uma Lua cheia próxima da hora do apogeu, então temos de fato a “microlua” ou “minilua”. Por estar mais distante da Terra, esta Lua nos parece menor do que o sue tamanho original.

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 80%