São Paulo: o inferno termina na quarta

25/04/2016 às 09:12
por Josélia Pegorim

Atualizado 25/04/2016 às 10:24

Oferecimento
Risco de temporais

A temperatura em São Paulo está tão fora do normal para esta época do ano, que a memória corporal dos paulistanos já não deve mais saber o que é sentir menos de 20°C na pele.

Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a última vez que a temperatura na capital paulista baixou de 20°C à tarde foi há quase dois meses, no dia 1 de março, quando a temperatura máxima no Mirante de Santana, na zona norte da cidade, foi de apenas 19,7°C. Também no dia 1 de março a última vez que a população da Grande São Paulo, de forma geral, sentiu um friozinho na madrugada e ao amanhecer, com a temperatura mínima em torno dos 16°C. Mas a menor temperatura em São Paulo este ano, até agora, é 15,7°C, no dia 17 de janeiro.

 

Fim do inferno está próximo

A maioria das pessoas que mora na Grande São Paulo conta as horas para a chegada da grande e forte massa de ar polar que vem sendo anunciada pela Climatempo há 15 dias. O ar frio de uma forte massa de ar polar já começou a ser sentido na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Tem gente que já criou até evento nas redes sociais para a chegada da frente fria mais esperada do ano.

 

 

 

O começo do fim do inferno de abril de 2016 será na tarde de quarta-feira, dia 27,quando os termômetros já devem ficar vários graus abaixo dos 30°C, mas ainda acima de 20°C. Para dar uma ideia da diferença da temperatura, na tarde desta segunda-feira, a temperatura na cidade de São Paulo deve chegar aos 32°C. A queda dever ser de mais 10°C em 24 horas.

Esta próxima terça-feira, 26, e também a madrugada e manhã da quarta-feira, 27, ainda serão com um ar pouco abafado. Mas a tarde e a noite da quarta já serão com a sensação de fresco polar e temperatura amena. A sensação de frio será sentida o dia todo durante a quinta, 28, e a sexta-feira, 29 de abril, quando a temperatura na madrugada e ao amanhecer deverá ficar em torno dos 15°C e a máxima do dia poderá baixar de 20°C.

 

Temporais

A grande e forte frente fria que vai chegar a São Paulo já causa temporais no Sul do Brasil nesta segunda-feira e já interfere nas condições do tempo no estado de São Paulo. A população paulista deve ficar atenta para a ocorrência de ventos fortes mesmo sem chuva nas próximas 24 horas. A partir da tarde desta terça-feira, 26, já pode chover forte também na Grande São Paulo.

 

Abril mais quente em 73 anos

Mesmo com a forte queda da temperatura esperada para os últimos quatro dias de abril, este deve ser o abril mais quente já vivido pela população da Grande São Paulo desde 1943, quando o Instituto Nacional de Meteorologia iniciou as medições meteorológicas no Mirante de Santana.

 

Confira a previsão para a cidade de São Paulo

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%