Frente fria provoca chuva em SP

25/04/2016 às 17:04
por Josélia Pegorim

Atualizado 26/04/2016 às 10:51

Oferecimento
Há risco de chuva forte e de ventania

A mudança no tempo já era visível ao amanhecer desta terça-feira em todo o estado de São Paulo. O céu nublado e a chuva mostravam que algo de muito diferente estava ocorrendo. O tempo começou a ficar instável por causa da grande frente fria que chegou a São Paulo.

Em Presidente Prudente, no oeste do estado, a chuva da frente fria chegou na noite da segunda-feira com rajadas de 83 km/h. A rajada ocorreu às 21 horas e foi medida pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Em Rancharia, também no oeste, uma rajada chegou aos 76 km/h.

A chuva da frente fria já atingia todo o centro-oeste de São Paulo no começo da manhã desta terça-feira e vai se espalhar pelas outras regiões do estado no decorrer da tarde e noite. Há risco de chuva e de vento forte. Algumas rajadas de vento podem superar os 80 km/h.

 

 

A imagem de satélite das 09h de 26/04/16 mostrava a nebulosidade da frente fria (manchas em tons de azul e de verde ) por todo o estado. Compare com a imagem das 20h30 de 25/04/16, quando as nuvens carregadas (manchas em azul em vermelho) estavam entrando pelo oeste e sul do estado de São Paulo.

Acompanhe a evolução das nuvens pelas imagens de satélite exclusivas de São Paulo.

 

 

 

 

Grande SP pode ter chuva forte

Na Grande São Paulo,  a terça-feira segue com muitas nuvens, mas ainda com períodos de sol e sensação de abafamento. A expectativa é de que chova especialmente à tarde e à noite. Pode chover e ventar forte. A temperatura cai muito nesta quarta-feira. Em relação à segunda-feira, quando a temperatura à tarde chegou aos 31°C,  a diferença será de cerca 10°C. A última vez que os paulistanos um ar fresco de 20°C à tarde foi em 1 de março, quando a temperatura máxima foi de 19,7°C. Esta até agora foi a tarde mais fria deste ano na capital paulista.

 

Radares Climatempo-USP mostra a chuva sobre a Grande São Paulo a cada três minutos

 

 

Queda temperatura

A preocupação para esta terça-feira é com os problemas que a chuva e o vento fortes poderão causar. A terça-feira ainda será com sensação de abafamento na maior parte do estado. Mas no oeste e noroeste do estado, a chuva e o vento frio de origem polar já eram sentidos. Em Votuporanga, a temperatura por volta das 9 horas era de 20°C e ontem a esta hora o termômetro marca 28°C, segundo o INMET.

A queda temperatura ampla virá nesta quarta-feira, quando o ar polar começar a chegar forte a São Paulo, . O A tarde e a noite de quarta já serão com temperatura amena. A quinta-feira amanhece fria e a região de Presidente Prudente poderá registrar temperatura em torno dos 10°C.

 

Litoral com ventos fortes e ressaca

Depois do calor de 38°C que fez na tarde desta segunda-feira na região do Guarujá e de quase 37°C em Iguape, a temperatura também começa abaixar nesta terça-feira no litoral de São Paulo. Mas a maior queda da temperatura será na quarta-feira.

Fortes ventos devem chegar ao litoral paulista especialmente na quarta e na quinta-feira. O mar fica bastante agitado no litoral paulista na quarta-feira  e há risco de ressaca.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%