SP esfria muito nesta quarta

26/04/2016 às 14:50
por Josélia Pegorim

Atualizado 26/04/2016 às 21:35

Oferecimento
Tarde de 26/4 foi a mais fresca na capital em abril

Frio aumenta muito nesta quarta em SP

A chuva, os ventos moderados e a fortes e o ar polar da grande frente fria que avança sobre o Brasil vão fazer a temperatura cair muito mais em todas as regiões do estado de São Paulo nas próximas 48 horas, batendo os recordes de menores temperaturas em 2016.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura este ano na cidade de São Paulo foi de 15,7°C no dia 17 de janeiro. A tarde mais fria, com a menor temperatura máxima, foi a do dia 1 de março, quando a máxima foi de apenas 19,7°C.

Com a chuva, o céu nublado e os ventos moderados nesta quarta e na quinta-feira, a população da Grande São Paulo terá uma sensação de frio maior do que os termômetros vão marcar.

 

Vento aumenta a sensação de frio

Nesta terça-feira, os paulistas sentiram os primeiros efeitos de uma grande e forte frente fria que está avançando sobre o estado de São Paulo, associada a uma intensa onda de frio. Em Jales, no noroeste do estado, a temperatura caiu 17°C em 24 horas, entre 13 horas do dia 25 e 13 horas do dia 26 de abril.

Em Presidente Prudente, no oeste, a temperatura nesta terça-feira não passou de 20°C no aeroporto local, depois do calor de 34°C a 36°C que fez em quase todas as tardes de abril. Às 20 horas, a temperatura no local era 16°C, mas com sensação térmica de 13°C. As rajadas de vento no fim da tarde foram de 51 km/h.

Apenas o vale do Paraíba ainda registrou calor em torno dos 30°C nesta terça-feira, mas em todas as outras regiões do interior, a temperatura já não passou desta marca. Por volta das 15 horas, os termômetros marcavam, em geral, de 21°C a 25°C.

 

 

 

 

São Paulo tem tarde mais fresca de abril

Ufa! Os termômetros finalmente pararam antes dos 30°C em São Paulo.

A temperatura máxima registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia na tarde de 26 de abril foi de 26,8°C, a menor máxima neste calorento abril.  Esta foi a tarde mais fresca, ou menos quente,  de abril e também desde 13 de março quando a temperatura máxima foi de 23,6°C. Até então, a menor temperatura máxima em abril era de 28,8°C,  registrada pelo INMET em 4 de abril.

A grande quantidade de nuvens (que diminuiu as horas com sol forte) e as rajadas de vento causaram a queda da temperatura na cidade de São Paulo. Às 13 horas, o aeroporto de Congonhas registrou uma rajada com 53 km/h. Às 20 horas, a temperatura era 21°C, mas a sensação térmica já chegava aos 17°C por causa do vento moderado a forte.

A queda da temperatura desta terça-feira interrompeu um período de 14 dias consecutivos com temperatura igual ou superior a 30°C. No total, abril de 2016 teve 20 dias com calor igual ou maior do que 30°C, o novo recorde para esta contagem, superando o segundo colocado com larga vantagem.

 

 

 

Confira como vai ficar a temperatura em São Paulo nos próximos dias

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

30°
max

0mm / 0%