Deu frio de renguear cusco!

28/04/2016 às 14:47
por Josélia Pegorim

Atualizado 28/04/2016 às 17:18

Oferecimento
Saiba que tipo de frio é este e onde ele ocorre

A expressão “frio de renguear cusco” deve ser um enorme ponto de interrogação na cabeça da maioria dos brasileiros, mas certamente faz sentido para qualquer gaúcho.

Esta é uma das expressões mais populares no Rio Grande do Sul. É um regionalismo que tem muita influência do espanhol falado nos países vizinhos, Argentina e Uruguai. O sul do Rio Grande do Sul é a fronteira com o Uruguai e o oeste gaúcho é a fronteira com a Argentina.

 

Mas o que quer dizer “frio de renguear cusco”?

Cusco vem do espanhol e quer dizer cachorro. Renguear é um regionalismo gaúcho e significa tremer, mancar. Quando se diz que está “frio de renguear cusco”, é um frio tão intenso que os cachorros na rua tremem nas patas, mancam. Pode-se dizer também que é um frio tão intenso que deixa até os cachorrinhos encolhidos. Além do Rio Grande do Sul, a expressão “frio de renguear cusco” é usada popularmente também no Uruguai e na Argentina para representar o que se sente num dia de frio muito intenso.

Foi exatamente isto que aconteceu nesta quinta-feira, 28 de abril, no Rio Grande do Sul. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior (!) temperatura no estado ao amanhecer ficou em torno de 10°C no litoral. Praticamente todo o estado teve temperatura mínima abaixo dos 6°C.

Este é Tom Jobim, o cachorro da Fabiola, que mora em Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul, quase no litoral. Ele é a imagem do “frio de renguear cusco”. Com tanto frio que tem feito por lá nos últimos dois dias, Tom Jobim se encolheu mesmo nos cobertores. O aeroporto de Pelotas registrou 7°C nesta quinta-feira e na tarde de quarta o termômetro não passou dos 15°C.

 

 

 

 

O cachorrinho da Fabiola, e muitos outros cãezinhos e gatinhos lá do Rio Grande do Sul ainda vão ficar debaixo dos cobertores nesta sexta-feira. A preguiça de esticar as patinhas ainda será grande nas manhãs e noites do fim de semana. Mas na segunda-feira eles voltarão a zanzar normalmente porque o frio já terá diminuído bastante.

 

Esse “frio de renguear cusco” foi provocado por uma grande e forte massa de ar polar que invadiu a América do Sul. Nesta quinta-feira, o vento frio desta massa polar era sentido em Manaus, no Amazonas, em Palmas, no Tocantins e no Espírito Santo.

 

Frio bate recordes em muitas capitais

 

Para esta sexta-feira, a previsão é de sol e frio intenso no Sul. O dia deve amanhecer com geada em todo o interior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná. Em Pelotas não deve gear, mas o dia amanhece gelado.

 

Quando o frio intenso vai embora?

 

Show do gelo no Sul do BR

 

Confira a previsão para a Região Sul.

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

30°
max

25mm / 83%

Manaus - AM

24°
min

30°
max

25mm / 67%