Chuva forte na costa norte do Nordeste

03/05/2016 às 11:56
por Angela Ruiz

Atualizado 03/05/2016 às 21:28

Oferecimento
Duplo recorde de frio em Salvador

 

Áreas de instabilidade se intensificaram no norte do Nordeste provocando fortes pancadas de chuva nesta terça-feira no Ceará, norte do Piauí e no norte do Maranhão. Entre 20 horas do dia 2 e 20 horas de 3 de maio o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 50 mm em Quixeramobim (CE), 35 mm em Esperantina (PI) e em Parnaíba (PI). Em Imperatriz (MA) uma pancada de chuva de 1 hora deixou um acumulado de 25 mm na tarde desta terça-feira.

 

Durante esta quarta-feira, as áreas de instabilidade enfraquecem no Ceará e no Piauí, mas ainda podem provocar chuva moderada a forte e com raios em áreas do Maranhão.

No decorrer da semana, outras áreas de instabilidade devem surgir no leste da Bahia favorecendo chuva para o litoral, zona da mata e agreste entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco.

 

 

 

 

Frente fria provoca chuva na Bahia

A passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia deixa áreas de instabilidade que provocam mais chuva no leste da Bahia nesta quarta-feira. A região de Salvador, o litoral da Bahia e áreas do Recôncavo Baiano podem ter horas com chuva moderada. Ventos moderados também sopram pela costa baiana deixando o mar um pouco agitado.

A nebulosidade, a chuva e o vento de origem polar da frente fria aliviam o calor no sul e no leste da Bahia, incluindo o Recôncavo. A Chapada Diamantina vai receber muita umidade nesta quarta-feira e poderá ter chuva leve. Mas a passagem desta frente fria não terá força para provocar chuva no oeste baiano.

 

Tendência da chuva no BR para 15 dias

 

Duplo recorde de frio em Salvador

A terça-feira, 3 de maio, foi com duplo recorde de frio em Salvador. A capital baiana teve a madrugada e a tarde mais fria de 2016. O INMET registrou uma temperatura mínima de 21,6°C e máxima de 25,5°C.  A queda de temperatura ocorreu por causa da combinação de chuva, excesso de nuvens e ventos frios trazidos por uma frente fria.

 

A frente fria que chegou ao litoral da Bahia mudou o tempo em Salvador e trouxe chuva moderada para a algumas áreas do leste da Bahia. O acumulado de chuva ma capital baiana entre 20 horas do dia 2 e 20horas de 3 de maio chegava a quase 50 mm.

Entre 9 horas do dia 02 e  9h de 3 de maio, horário de Brasília, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou 27 milímetros na região da capital baiana. A chuva persistente prejudicou a visibilidade no aeroporto local. Veja abaixo outros dados de chuva na Bahia neste período.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

31°
max

25mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 80%