Chuva alaga Grande Recife

09/05/2016 às 11:46
por Josélia Pegorim

Atualizado 09/05/2016 às 15:27

Oferecimento
Ainda risco de chuva forte nesta terça

Fortes áreas instabilidade avançam do mar para a costa leste do Nordeste espalhando nuvens carregadas com potencial para chuvas fortes e volumosas. A maior concentração das nuvens carregadas ocorre entre Alagoas e a Paraíba.

 

 

A semana começou com chuva forte sobre a região de João Pessoa e de Recife. Segundo Instituto Nacional de Meteorologia, em algumas áreas de João Pessoa choveu  cerca de 87 mm entre 15 horas do dia 8 e 15 horas de 9 de maio.

 

A imagem da nebulosidade ao meio-dia de 9 de maio mostrava nuvens muito carregadas entre João Pessoa e Recife.

 

 

Na Grande Recife, a chuva  caiu forte e de forma generalizada deixando a grandes alagamentos. Pela medição do CEMADEN, no período de 15 horas do dia 8 até 15 horas de 9 de maio choveu mais de 100 mm de forma generalizada. O maior acumulado neste período chegava a 204 mm no bairro de Jardim Fragoso, em Olinda

 

 

Estas áreas de instabilidade vão continuar atuando forte sobre costa leste do Nordeste nas próximas 48 horas. A situação é de alerta para muita chuva nas capitais Natal, João Pessoa, Recife e Maceió. A chuva volumosa pode provocar alagamentos.

A figura abaixo mostra o volume de chuva previsto para a Região Nordeste no período entre 10 e 14 de maio.

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre o efeito destas áreas nos próximos dias na costa leste do Nordeste

 

 

Maio é um mês que faz parte do período mais chuvoso do ano na costa leste do Nordeste. A costa  leste concentra os maiores volumes médios de chuva na Região.

 

Confira o alerta para chuva forte na costa leste

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

24°
min

29°
max

45mm / 90%

Recife - PE

24°
min

31°
max

20mm / 80%