Chuva forte no Sul do Brasil

26/05/2016 às 11:35
por Bianca Lobo

Oferecimento
Áreas de instabilidade que se formam sobre o Paraguai avançam para a Região Sul do Brasil nos próximos dias.

A circulação dos ventos em níveis médios e altos da atmosfera já começou a favorecer a formação de nuvens carregadas sobre o Paraguai nesta quinta-feira. Na imagem de satélite GOES-13 colorida das 13:30Z a seguir (10h30 pelo horário de Brasília) é possível observar as instabilidades em tons de laranja e vermelho.

 

 

As instabilidades continuam a ganhar força nos próximos dias, avançam sobre  a Região Sul e Mato Grosso do Sul, e devem dar origem à um sistema de baixa pressão durante o fim de semana.  No mapa a seguir é possível observar o acumulado de chuva previsto pelo modelo meteorológico entre os dias 27 e 31 de maio.

 

 

As áreas em tons de verde representam as regiões com os maiores acumulados de chuva previstos, passando de 70 mm. As áreas em verde escuro são as regiões com acumulado previsto superior a 100 mm. As chuvas mais intensas, com risco para temporais, deve acontecer entre o sábado e o domingo (dias 28 e 29 de maio). Na animação a seguir é possível acompanhar a previsão de chuva acumulada a cada 12 horas entre a quinta-feira, dia 26, e a segunda-feira, dia 30 de maio.

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%