Tempo continua seco na Bahia

04/06/2016 às 17:07
por Michele Fernandes

Atualizado 04/06/2016 às 17:07

Oferecimento
Calorão e umidade baixa no Estado.

Um sistema de alta pressão atmosférica mantém o tempo firme na Bahia neste fim de semana. Este sistema inibe a formação de nuvens, principalmente as de chuva, garantindo dias ensolarados e secos na região em que estiver atuando.

 

Na imagem de satélite a seguir é possível observar que quase não há nuvens sobre a Bahia.

 

 

Com pouca, ou quase nenhuma nebulosidade, a temperatura entra em rápida elevação e a tarde é marcada por bastante calor. Neste sábado, por exemplo, a temperatura chegou aos 37°C em Ibotirama e em Bom Jesus da Lapa, já em Barra a máxima chegou aos 36 °C. Enquanto a temperatura dispara, a umidade relativa do ar entra em declínio e, na tarde deste sábado, o índice chegou aos 18% em Ibotirama, Guanambi e Santa Rita de Cássia, caracterizando estado de alerta, segundo critério elaborado pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade de Campinas/SP (Unicamp).

 

Amanhã a situação se repete sobre o Estado. Até pode chover fraco durante a tarde e a noite na região do Recôncavo baiano, mas pelo interior o tempo continua quente e seco. Na imagem a seguir é possível verificar em quais áreas a umidade relativa do ar fica muito baixa:

 

 

A falta de chuvas também compromete o desenvolvimento final de algumas culturas sobre o Estado, como o amendoim, o cacau e a mandioca.

 

A tendência para os próximos dias é que este grande sistema continue influenciando o Estado. Até pelo menos a primeira quinzena de Junho não há expectativa de chuva sobre o interior baiano.