Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Duas frentes frias vão chegar à BA

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Uma frente fria avança pelo mar na altura do Espírito Santo e já deve atingir o sul da Bahia nesta quinta-feira (9). O oeste e sul baiano terão aumento de nebulosidade e há condições para algumas pancadas de chuva. Alguns municípios como Caravelas, Porto Seguro, Bom Jesus da Lapa, Barreiras, vão sentir a influência dessa frente fria. O sistema deve avançar por alto mar sem alcançar Salvador, mas acaba provocando um pouco de chuva na capital na sexta-feira (10). 

No fim de semana, outra frente fria vai conseguir chegar ao sul da Bahia beneficiando novamente a parte sul e oeste do estado com previsão de mais pancadas de chuva. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, apesar da passagem dessas duas frentes frias até o começo da semana, a chuva não será volumosa pelo interior do estado e na região do Recôncavo Baiano. 



Bahia enfrenta seca generalizada
 

Em Barreiras, no oeste baiano, as últimas chuvas volumosas aconteceram em março com um acumulado total aproximado de 90 milímetros. Nos meses de abril e maio, os valores não passaram nem de 5 milímetros. A situação no município foi atípica em janeiro de 2016, quando Barreiras teve um acumulado extremamente elevado chegando a 600 milímetros pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Bom Jesus da Lapa, também no oeste do estado, a última chuva mais significativa aconteceu em janeiro. Nos últimos meses a situação da seca foi só se agravando. 


No caso da capital baiana, a chuva só superou a média Climatológica também no começo do ano, em janeiro. No mês passado, Salvador registrou aproximadamente 235 mm segundo dados do INMET, 28% abaixo da média histórica de maio que é de 325 mm. Junho começou com um pouco de chuva, cerca de 14 mm na cidade.   

O Ministério da Integração Nacional junto à Defesa Civil do estado da Bahia, reconhece atualmente 22 municípios em situação de emergência. 




Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias