AC, RO e AM terão mais friagem

09/06/2016 às 22:40
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Tarde do dia 9 foi a mais fria em Rio Branco

O ar polar que se espalha sobre o Brasil provocou uma forte friagem no Acre e em parte de Rondônia. A tarde de 9 de junho foi a mais fria do ano na capital Rio Branco.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em Rio Branco, capital do Acre, a temperatura máxima foi de 20,6°C. O recorde anterior era de 23,4°C, em 28 de abril.

Em Vilhena, no sul de Rondônia, a temperatura ao amanhecer desta quinta-feira ficou em torno dos 16°C.

Rio Branco, todo o estado do Acre, de Rondônia e o sul do Amazonas vão experimentar uma queda da temperatura mais acentuada nos próximos dias. Esta massa polar de ar polar que chegou ao Brasil será reforçada nesta sexta-feira por outra massa polar ainda mais forte, que terá força para levar mais ar frio até o sul da Amazônia.

Segundo o Inmet, a menor temperatura em Rio Branco este ano foi de 15,3°C, no dia 28 de abril. Em Porto Velho, capital de Rondônia, o recorde de frio para este ano até agora é de 17,2°C, também no dia 28 de abril. No fim de abril, outra grande massa de ar polar passou pelo Brasil e provocou uma forte friagem.

 A friagem é um termo usado para a queda da temperatura na Região Norte, mas provocada pela passagem do ar polar.

 

Entenda porque o frio será severo no centro-sul do Brasil no fim da primeira quinzena de junho de 2016.

 

As madrugadas no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas vão ficar mais frias até meados da próxima semana e novos recordes de frio devem ser observados.

Friagens muito intensas já ocorreram nestes estados. A mais recente foi em julho de 2013, quando Rio Branco registrou 9,1°C

Confira como vai ficar a temperatura em Vitória e em Rio Branco nos próximos dias.

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

24°
min

29°
max

25mm / 90%

Vitória - ES

22°
min

33°
max

2mm / 90%