Julho de 2016 não tem El Niño

01/07/2016 às 15:52
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Confira a comparação com 2015

O mês de julho é um dos mais secos do ano no Brasil. É o mês com uma das menores médias de chuva por quase todo o país.

Tradicionalmente junho é um mês de tempo seco, com dias de pouca nebulosidade e muito sol. As maiores médias, acima dos 200 mm, ocorrem no litoral leste do Nordeste e em Roraima

 

As frentes frias que chegam ao país podem trazer até chuva forte, mas que não se prolongam por muito tempo. A chuva vai embora rapidamente dando lugar ao frio das massas polares.

Mas junho ainda é mês de muita chuva na costa leste do Nordeste e também no extremo norte do Brasil, na região de Roraima, no norte do Amazonas e no Amapá.

Julho de 2016 começa com sol e tempo seco na maior parte do Brasil. Este ano espera-se que o mês transcorra com características próximas da normalidade, o que significa dias de seca, ideais para dar continuidade às colheitas. O Brasil vai sentir uma diferença muito grande em relação ao ano passado, pois julho de 2015 teve a forte influência do El Niño.

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a Climatologia de julho no Brasil e mostra como foi julho de 2015. Ela analisa também a projeção da chuva no país na primeira quinzena do mês.