Domingo de tempo firme no Brasil

02/07/2016 às 15:17
por Vitor Kratz

Atualizado 02/07/2016 às 15:57

Oferecimento
Grande massa de ar seco cobre o país

Uma grande massa de ar seco, associada a um sistema de Alta Pressão, predomina sobre o país neste domingo. Apenas na costa do Nordeste e no norte da região Norte, há previsão de chuva.

 

Região Sul

A massa de ar seco ganha força neste domingo em toda a Região. O dia começa com temperaturas mais baixas no Sul e com possibilidade de mais um dia com formação de nevoeiro pela manhã na faixa leste dos três estados. O sol ganha força ao longo do dia e a temperatura sobe. Faz até calor durante a tarde, com temperatura chegando aos 29°C em Porto Alegre, no RS, por exemplo.

 

Região Centro-Oeste

O ar seco continua atuando mais forte na região. O sol já predomina logo ao amanhecer e a temperatura sobe rapidamente até a tarde. Faz calor também em toda o Centro-Oeste. A temperatura chega aos 35°C em Cuiabá. Em algumas áreas, o vento sopra moderado diminuindo a sensação de calor. A umidade relativa do ar fica baixa à tarde, podendo entrar em estado de atenção, com índices entre 21 e 30%. 

 

Região Sudeste

Infiltração marítima ainda favorece a formação de muitas nuvens no leste e na Zona da Mata em Minas Gerais, no norte fluminense e no Espírito Santo, mas apenas no norte capixaba há previsão de chuva isolada. Nas demais áreas, a massa de ar seco também predomina e garante um domingo de tempo mais firme. Na faixa leste do Sudeste, possibilidade de formação de nevoeiro nas primeiras horas da manhã. Em áreas de divisa com o Centro-Oeste, a umidade relativa do ar fica baixa à tarde. A temperatura chega aos 27°C e 29°C à tarde em São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. 

 

Região Nordeste

O vento sopra do mar com moderada intensidade e facilita a formação de muitas nuvens do sul da Bahia ao litoral do Sergipe. O céu fica com muitas nuvens e chuva constantemente ao longo do dia, com até moderada intensidade. Rajadas de vento sopram com moderada intensidade em todo o agreste e sertão nordestino ao longo da tarde. O sol predomina nas demais áreas da Região. Chove passageiro nas demais áreas do litoral. No interior, o ar seco deixa a umidade relativa do ar baixa à tarde. Em Teresina, a temperatura chega aos 36°C à tarde.

 

Região Norte

O predomínio é de sol e calor em grande parte do Norte. Apenas no extremo norte do Amazonas, em Roraima e na costa do Amapá, a temperatura fica mais amenas por causa da nebulosidade e de chuva ao longo do dia. O tempo fica firme e não chove no Acre, em Rondônia, no Tocantins, no sul do Amazonas e no centro-sul do Pará. Nas demais áreas, temporais isolados a qualquer hora. O ar seco que predomina no sul da Região, deixa a umidade relativa do ar baixa em Rondônia, no sul do Pará e no Tocantins. 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

29°
max

35mm / 83%

São Paulo - SP

19°
min

24°
max

15mm / 90%