Frio congelante no Sul

08/07/2016 às 10:36
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Volta a chover no fim de semana

Frio abaixo de zero e geada

 A sexta-feira amanheceu gelada, e congelada, em muitas áreas da Região Sul. O frio aumentou e os termômetros voltaram a marcar temperaturas abaixo de zero e a geada ocorreu em muito mais áreas do que ontem.

Considerando as medições feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pelo Epagri/Ciram, órgão de monitoramento meteorológico, ambiental e agrícola do governo de Santa Catarina, a menor temperatura no Brasil em 8 de julho de 2016 foi de 2,3°C abaixo de zero em Ponte Alta do Norte, em Santa Catarina. Na Região Sudeste, onde também ocorreu geada e temperatura negativa, a menor temperatura foi de 1,8°C abaixo de zero em Monte Verde, No sul de Minas Gerais.

 

Geada em Curitiba

Como foi previsto, o frio aumento também em Curitiba e a capital do Paraná voltou a registrar geada. A temperatura mínima foi de 3,5°C. O recorde de frio para 2016 é de 0,8°C negativos, em 13 de junho. O INMET registrou geada moderada na cidade.

Além de Curitiba, o Instituto Nacional de Meteorologia observou oficialmente geada fraca nos municípios de Campos Novos (SC), com mínima de 2,6°C e Pelotas (RS), com temperatura mínima de 5,4°C

Geada moderada foi observada na região de Castro (PR), com temperatura mínima de 0,5°C, Irati (PR), com mínima de 0,6°C

 

 

 

 

Confira as imagens de geada em Itaiópolis, em Santa Catarina feitas por Paulo Adamek, onde a temperatura mínima foi de 0,4°C abaixo de zero, pela medição do Epagri/Ciram.

 

 

 

 

Quer ver o vídeo de sua cidade aqui em nosso canal do Youtube, site e redes sociais? É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. PARTICIPE!

 

Temperatura sobe no fim de semana

O frio mais acentuado desta sexta-feira já era esperado, pois o centro de uma massa de ar polar, que é a região mais fria, passa exatamente sobre o Sul do Brasil. Nas próximas 24 horas, este núcleo de ar polar se desloca e chega ao mar, o que vai permitir a elevação das temperaturas na madrugada do sábado. Além disso, áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul aumentando muito a nebulosidade. A presença de nuvens já noite desta sexta-feira e na madrugada do sábado vai evitar o resfriamento acentuado do ar.

Não há mais risco de geada no fim de semana, mas a população do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina deve ficar atenta com a chuva, pois pode chover forte.

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR


min

21°
max

0mm / 0%