Novo furacão se forma no Pacífico leste neste domingo

09/07/2016 às 10:56
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Blas voltou a ser tempestade tropical

O furacão Blas, o primeiro da temporada 2016 no Pacífico leste, na costa oeste do México, perdeu força e agora é considerado uma tempestade tropical. Mas um novo furacão está para surgir neste domingo, 10 de julho, porque a tempestade tropical Celia está se intensificando.

 

Na imagem de satélite, Celia é a grande massa de nuvens carregadas que está à direita. À esquerda, um pouco acima de Celia, está o ex-furacão Blas.

 

 

 

Pela análise das 9 UTC (6 horas em Brasília) do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, n sigla em inglês), a tempestade tropical Blas tende a enfraquecer cada vez mais neste fim de semana. Mas a tempestade tropical Celia se intensifica e deve se tornar o segundo furacão da de 2016 no Pacífico Leste.

Às 6 horas (Brasília) de 9 de julho, o centro de Celia estava a 1150 km a sudoeste da região sul da Baixa Califórnia e se movia pra oeste-noroeste, com cerca de 20 km/h. A pressão mínima no centro foi estimada em 1005 hPa. Os ventos constantes eram de 65 km/h, com rajadas maiores.

 

Na imagem das 10 h (Brasília) de 9 de julho de 2016, Celia ainda não tem  "olho" característico dos furacões.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

26°
max

20mm / 67%