Chuva do sul de SP não se espalha

13/07/2016 às 12:23
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/07/2016 às 17:18

Oferecimento
Fim de semana promete chuva e frio

 

Algumas áreas no sul de São Paulo registraram chuva moderada a forte e raios na madrugada e no começo da manhã desta quarta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de 72 km/h em Itapeva, às 8 e 9 horas desta quarta-feira. Em Iguape, no litoral sul, uma rajada chegou aos 75 km/h às 20 horas da terça-feira, 12.

Em Barra do Turvo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 37 mm acumulados entre 9 horas do dia 12 e 9 horas de 13 de julho. No mesmo período, Itapeva acumulou 6,6 mm.

As nuvens carregadas que provocaram a chuva vieram de áreas de instabilidade que se formaram no Paraná e se deslocaram para o mar, mas neste caminho, uma pequena porção da instabilidade passou pelo sul do estado de São Paulo

A imagem de satélite mostra como estava a nebulosidade sobre São Paulo às 11 horas de 13 de julho. As nuvens aparecem como manchas cinzas e apenas no sul e no leste de São Paulo, cobrindo a Grande São Paulo. Mas a cor preta no restante do estado significa que não há nebulosidade. O ar seco ainda predomina sobre São Paulo.

As nuvens vão sair do sul e do leste de São Paulo e não se espalham sobre as outras regiões do estado.

 

 

 

 

Chuva e frio no fim de  semana

As outras regiões paulistas não devem esperar por esta chuva nem nesta quinta-feira. A possibilidade de alguma chuva volta a ser considerada a partir da tarde e noite da sexta-feira, 15 de julho, quando uma forte frente fria estará chegando na divisa de São Paulo com o Paraná. No sábado, 16, as áreas de instabilidade da frente fria passam sobre São Paulo e então podem ocorrer pancadas de chuva e raios em quase todas as áreas paulistas, incluindo a Grande São Paulo.

Pode até chover com moderada a forte intensidade, mas não se deve esperar por chuva generalizada. Além disso, a instabilidade desta frente fria sairá rapidamente de São Paulo. A nebulosidade carregada já se afasta no domingo e o ar polar entra forte causando uma intensa queda da temperatura. Começa a esfriar no sábado, mas o domingo promete ser gelado.

A população do estado de São Paulo deve se preparar para conviver com dias bastante frios durante toda a semana de 17 a 23 de julho.

 

Como evitar os quilinhos a mais no inverno?

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 83%