Mais temporais no RS e em SC. PR tem pouca chuva.

14/07/2016 às 11:17
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Granizo volta a atingir RS

 

As áreas de instabilidade voltaram a se intensificar sobre a Região Sul do Brasil, mas com uma mudança no fluxo de ventos, as nuvens carregadas saíram do Paraná e nesta quinta-feira se concentram sobre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

A chuva dá uma trégua ao Paraná, de forma geral, depois dos temporais de granizo e da ventania observados entre a tarde o dia 12 e a madrugada da quarta-feira, 13 de julho. Mais de 20 cidades paranaenses foram afetadas e tiveram grandes danos materiais.

As nuvens carregadas começaram a se espalhar sobre Santa Catarina e sobre o Rio Grande do Sul na noite da quarta-feira, 13, e nesta quinta-feira, os temporais voltaram a ocorrer com chuva volumosa e grande quantidade de granizo. As pedras de gelo caíram também sobre a Grande Porto Alegre.

 

 

 

 

Na última segunda-feira, choveu muito granizo em pelo menos 20 cidades do Rio Grande do Sul, incluindo a capital Porto Alegre, que também teve alagamentos.

 

 

 

As áreas de instabilidade persistem sobre os dois estados no decorrer desta quinta-feira. No Paraná, as pancadas de chuva ocorrem em poucas áreas da faixa sul e sudoeste do estado. A Grande Curitiba tem predomínio de sol.

 

Frente fria traz chuva e frio intenso

A chuva ainda deve causar mais problemas nos estados do Sul nesta sexta-feira, quando uma forte frente fria chega à Região associada a uma massa de ar polar intensa.

Há risco de chuva e de ventos fortes sobre a Região Sul nesta sexta-feira. No sábado, a chuva se concentra sobre o Paraná, mas as nuvens carregadas se afastam no decorrer do dia e a chuva vai enfraquecendo.

 

Frio e geada

A entrada do ar polar sobre o Sul durante o sábado já causará forte queda da temperatura. O frio será muito intenso na madrugada e amanhecer do domingo e grande parte da Região deve ter geada, que pode ser até de forte intensidade. As temperaturas podem ficar abaixo de zero em várias áreas dos três estados. Pode gear na Grande Curitiba e na Grande Porto Alegre.

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR

14°
min

25°
max

5mm / 90%