Queimadas aumentam no País

22/07/2016 às 15:23
por Michele Fernandes

Oferecimento
Tocantins e Mato Grosso lideram

O tempo seco favorece o surgimento de novos focos de queimadas sobre o Brasil. Neste mês de Julho, os estados que apresentam o maior número de focos são os do Tocantins e de Mato Grosso, de acordo com os dados reportados pelo site do INPE.

 

Em relação ao ano passado, os dados são alarmantes; desde o dia 01 de Janeiro de 2016 até o dia 01 de Julho foram registrados cerca de 4387, um aumento de 54% em relação ao ano passado. Já em Mato Grosso, neste mesmo período, o número de focos é de 8476, cerca de 40% a mais em relação ao último ano.

 

Apenas nas últimas 48 horas, foram registrados cerca de 296 focos de queimadas em Formoso do Araguaia, no Tocantins, enquanto em Gaúcha do Norte, foram registrados 100. 

 

No mapa a seguir é possível observar os acumulados de chuva dos últimos quinze dias no País:

 

Já neste, podemos verificar a anomalia de chuva em relação à média Climatológica para o mês.

 

 

Enquanto neste, podemos verificar a previsão para a próxima semana.

 

 

Como é possível verificar, o tempo seco vai predominar sobre grande parte do País, mantendo as temperaturas muito elevadas durante a tarde e a umidade relativa do ar baixa, contribuindo para o aumento do número de focos de queimadas sobre o País. Até o final do mês, estes números só vão aumentar sobre estas localidades.