Temperatura chega aos 41°C no Maranhão

04/08/2016 às 15:18
por Josélia Pegorim

Atualizado 04/08/2016 às 15:21

Oferecimento
Muito calor no Norte e Nordeste do BR

O mês de agosto começou com calor intenso no Maranhão. Na tarde de 3 de agosto, a temperatura chegou aos 41,4°C em Buriticupu, no noroeste do Maranhão. Esta foi a maior temperatura nesta cidade este ano, mas também a maior temperatura no Brasil em 3 de agosto, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia.

A temperatura registrada em Buriticupu foi muito acima do normal para esta época do ano e foi também uma das mais elevadas registradas no Brasil em 2016. A temperatura máxima média em agosto fica em torno dos 33°C.

 

A tabela mostra as maiores temperaturas no Brasil no dia 3 de agosto de 2016.

 

 

 

 

No dia 2 de agosto São Luís, a capital do Maranhão, teve a tarde mais quente do ano com temperatura máxima de 34,5°C, segundo o Inmet. Nos dias 1 e 2 de agosto, a cidade de Imperatriz, no sul do Maranhão, foi o segundo lugar mais quente no Brasil. No dia 2, a temperatura chegou a 38,1°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia

 

Calor, seca e fumaça

A falta de nuvens e de chuva nesta época faz com que o Maranhão tenha mais calor. O aquecimento normalmente aumenta em setembro, outubro, que são os meses mais quentes do ano, em média.

Até que volte a chover com regularidade, o que em geral só ocorre durante o mês de novembro, a população do Maranhão vai conviver com o calor intenso, o ar muito seco, além do incômodo da fumaça das queimadas.

Pelo monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no dia 4 de agosto, o Maranhão ocupava o quarto lugar no ranking dos estados com maior número de focos de fogo desde o início do ano. De 1 de janeiro a 3 de agosto de 2016, o Maranhão acumulava 4409 focos de fogo.