Fumaça encobre Porto Velho e Rio Branco

05/08/2016 às 12:03
por Josélia Pegorim

Atualizado 05/08/2016 às 12:07

Oferecimento
Pode chover no fim de semana

A população de Porto Velho (RO) e de Rio Branco (AC) vem convivendo com calor muito acima do normal para esta época do ano e agora sente também os incômodos.  As duas capitais amanheceram esta sexta-feira, 5 de agosto, cobertas de fumaça.

Os aeroportos das duas cidades passaram a madrugada com visibilidade prejudicada. Em Porto Velho, com a falta de ventos, a fumaça pairou sobre o aeroporto durante várias horas e visibilidade ficou restrita a 5000 metros entre 3 horas e 9 horas da manhã, pelo horário de Brasília. Às 10 horas, a fumaça já não havia mais registro de fumaça no local.

Em Rio Branco, a visibilidade no aeroporto local também ficou reduzida para 5000 metros a partir das 8 horas (Brasília) e se mantinha assim às 10 horas.

 

O satélite TERRA/MODIS, operado pela NASA, detectou vários focos de fogo no dia 4 de agosto na região de Rio Branco e de Porto Velho. Os focos de fogo são representados pelos pontos vermelhos. É possível ver também a pluma de fumaça saindo de focos mais intensos. A fumaça também pode ser vista como uma fina mancha acinzentada especialmente sobre Rio Branco.

 

 

 

 

Parte da fumaça dos focos de fogo sobre a Bolívia também chega ao Acre e a Rondônia.

Pelo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Porto Velho estava entre as 10 cidades brasileiras com maior número de focos de fogo no Brasil entre nos dias 3 e 4 de agosto.

 

Chuva no fim de semana

 

Durante o fim de semana, uma mudança na circulação de ventos sobre o Brasil vai fazer com que o ar úmido do Amazonas e da Colômbia seja direcionado para o Acre e Rondônia. O aumento da umidade vai favorecer a formação de nuvens carregadas e algumas pancadas de chuva poderão ocorrer sobre os dois estados no fim de semana, incluindo as capitais.

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

24°
min

32°
max

20mm / 80%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%