Chuva, frio e ventania para o Rio de Janeiro

09/08/2016 às 15:42
por Josélia Pegorim

Atualizado 10/08/2016 às 11:10

Oferecimento
Frente fria vira o tempo no RJ

Frente fria vira o tempo no RJ

Desde o começo de agosto, e do início propriamente das Olimpíadas, os atletas e toda população que está no Rio De Janeiro sentiu bruscas quedas de temperatura, a diferença de insolação com dias ensolarados e dias nublados, ventania, mas não experimentaram a combinação de chuva e vento frio. No domingo passado, 7 de agosto, uma frente fria passou pelo Rio de Janeiro, mas causou basicamente a ventania e o aumento da nebulosidade. Algumas áreas da cidade tiveram chuviscos à noite.

A frente fria desta quarta-feira, 10 de agosto, entrou com mais força no Rio de Janeiro e causou chuva e ventos fortes desde cedo, como previsto. As provas de remo voltaram a ser canceladas e as de tênis também foram adiadas.

A estação meteorológica do forte de Copacabana, operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia, registrou diversas rajadas de vento acima de 50 km/h desde 6 horas da manhã desta quarta-feira. As mais intensas, até 11 horas, foram de 75 km/h às 10 horas e de 73 km/h às 7 horas.

 

Chuva, frio e ventania para o Rio de Janeiro

É nesta quarta-feira que as condições do tempo no Rio poderão causar vários transtornos para o público e para as diversas modalidades que ocorrem ao ar livre.

Desta vez além dos ventos que podem ser fortes, tem a chuva que deve ocorrer em todos os períodos, de manhã, de tarde e de noite. A expectativa é que chova com fraca a moderada intensidade, mas o suficiente para molhar quadras, gramados e arenas de areia, comprometendo o desempenho dos atletas.

 

Olimpíada de Tóquio em 2020 terá novas modalidades 

 

A meteorologista Josélia Pegorim explica porque pode ventar forte novamente no Rio de Janeiro nesta quarta-feira

 

 

Descubra como o tempo influencia os esportes

 

Veja as modalidades que vão ocorrer ao ar livre na quarta-feira, 10 de agosto e alguns possíveis problemas que a chuva e os ventos poderão trazer para os atletas.

- Nas ruas do Rio, o ciclismo contrarelógio individual feminino e masculino teve provas a partir das 8h30 e valendo medalha!  Apesar da chuva e dos ventos moderados a fortes, esta prova foi realizada.

- No hipismo, as provas de adestramento marcadas para 10 horas desta quarta-feira também podem ser prejudicadas pela chuva, mas estavam em andamento às 11 horas.

- Areia molhada (e mais pesada) na Arena do Vôlei de Praia por causa da chuva da quarta-feira. As partidas ocorrem a partir das 10 horas e vão até 23 horas. Além disso, os ventos frios e a temperatura baixa devem incomodar atletas e público.

- Rugby de 7 é no estádio Deodoro. Tem prova a partir das 11 horas de quarta e a chuva deve atrapalhar. A baixa temperatura e o ventos frios devem incomodar o público.

A chuva desta quarta-feira pode complicar a primeira partida de golfe nas Olimpíadas Rio 2016  que ocorre no dia 11, quinta, às 7h30. A chuva do dia anterior pode deixar o campo bem molhado e complicar a partida.

 

 

 

Há quase um século Brasil conquistava seu primeiro ouro olímpico

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

17°
min

28°
max

0mm / 0%