Vento enfraquece no Rio e mar fica agitado

10/08/2016 às 16:58
por Josélia Pegorim

Atualizado 11/08/2016 às 12:14

Oferecimento
Sol volta a predominar

A nebulosidade diminuiu e o sol reapareceu no Rio De Janeiro nesta quinta-feira. As roupas mais quentes e as capas de chuva foram deixadas de lado pelo público e pelos atletas.

Mas a quinta-feira amanheceu fria em várias áreas do Rio de Janeiro. Na zona oeste, próximo do parque olímpico, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 10,5°C na Vila Militar.

A tarde desta quinta-feira segue com sol a presença do sol, mas sempre junto de nebulosidade, mas não há expectativa de chuva. A temperatura fica agradável, sem calor exagerado, mesmo com a presença do sol.

 

Ventos

Os ventos das direções sul e sudoeste continuam sendo observados sobre o Rio de Janeiro nesta quinta-feira, mas menos fortes do que ontem. Na madrugada, a estação meteorológica do Forte de Copacabana, operada pelo INMET registrou rajadas entre 59 km/h e 62 km/h. Às 7 horas, uma rajada ainda chegou aos 46 km/h.

Ainda não se pode descartar a ocorrência de rajadas fortes na tarde de hoje.

Na animação, o centro da baixa pressão é representado pela letra B. O ar se movimenta no sentido horário ao redor do centro da baixa pressão. A letra A indica alta pressão. As setas azuis indicam o vento. A diminuição do tamanho da seta representa o enfraquecimento do vento.

 

 

Até a noite desta quinta-feira, 11 de agosto, o centro de baixa pressão permanece próximo ao Rio de Janeiro, o que vai manter os ventos de sudoeste e sul constantes. A partir da sexta-feira, 12 de agosto, a baixa pressão (B) se afasta em alto-mar e o centro de alta pressão (A) avança em direção ao litoral do Rio de Janeiro. Esta mudança na pressão vai enfraquecer os ventos e mudar a direção.

No dia 12 de agosto, o vento de sul ainda vai soprar sobre o Rio, porém com fraca a moderada intensidade, sem as rajadas intensas. A partir do dia 13, os ventos mudam para as direções leste e nordeste, com fraca a moderada intensidade.

Sol no fim de semana

A mudança na direção dos ventos vai diminuir a carga de umidade sobre o Rio de Janeiro e permitir a diminuição da nebulosidade já durante a sexta-feira. Para o fim de semana, a previsão é de predomínio de sol no Rio, com temperaturas agradáveis e sensação de calor, sem problemas com ventos.

Mar agitado

Os ventos fortes provocados pela baixa pressão deixam o mar agitado. As ondas crescem e há risco de ressaca nesta quinta-feira, com ondas de 2,0 a 2,5 metros. A ondulação é de sudoeste, que chega com força ao Rio.

Na sexta-feira, o mar segue agitado. Na madrugada e manhã, as ondas ainda podem alcançar picos de 2,5 metros, mas a tendência é de diminuição no decorrer da tarde.

Durante o fim de semana, as ondas diminuem ainda mais, mas podem ter picos de 1,5 metros.

Confira as principais influências das condições meteorológicas nas modalidades ao ar livre que ocorrem nos jogos olímpicos Rio 2016 nesta quinta-feira, 11 de agosto.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%