Umidade baixa no Brasil

14/08/2016 às 10:02
por Alexandre Nascimento

Oferecimento
Índices chegam neste domingo a valores entre 12 e 20% em várias localidades do país

A presença de uma massa de ar seco durante vários dias sobre o interior do país fez com que a umidade relativa do ar caísse bastante durante a tarde deste sábado, dia 13/08, em várias localidades do interior do Brasil. Alguns municípios entraram em estado de emergência, com níveis abaixo de 12%, mas vários ficaram com umidade entre 12 e 20%, que deixou a região em estado de alerta. Segue abaixo as cidades que registraram umidade relativa do ar abaixo de 20%, segundo dados das estações automáticas do INMET.

 

Para este domingo, os modelos numéricos de previsão do tempo ainda indicam situação semelhante, como podemos verificar no mapa abaixo. Os efeitos dessa secura no ar já conhecemos bem: queimadas no interior, poluição as grandes cidades, aumento de problemas respiratórios, etc.

Mas a situação tende a mudar em parte do Sudeste e do Centro-Oeste ao longo desta semana. Duas frentes frias e o aumento de áreas de instabilidade nos níveis médios da atmosfera devem aumentar a instabilidade sobre parte do país. Teremos mais umidade e um pouco de chuva, como podemos ver na expectativa dos modelos abaixo.