Chuva, ventania, neve, granizo no Sul

19/08/2016 às 18:39
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Fim de semana com alerta para tempo severo

 

O Sul do Brasil passa o fim de semana em alerta para tempo severo. A formação de um ciclone extratropical e a chegada de uma forte frente fria, associada a uma intensa massa de ar frio polar, vão causar ventania, chuva forte, com risco e raios e de granizo. Depois da chuva, a temperatura cai e a geada volta a ocorrer de forma generalizada.

No mar, a situação também é preocupante no fim de semana. Os ventos fortes do ciclone extratropical deixam o mar agitado e as ondas devem crescer muito de sábado para o domingo. Há risco ressaca no domingo em praias de todo o litoral da Região Sul.

 

Neve

Durante o domingo, 21 de agosto, o ar polar entra com muita força sobre o Sul do Brasil. A região serrana entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina estará chuvosa em grande parte do dia, mas com o resfriamento intenso e o ar muito úmido, o domingo poderá ter também queda de neve pela quarta vez este ano. A maior chance do fenômeno ocorrer é durante a noite.

 

Geada

A  nova massa de ar polar que chega ao Brasil no fim de semana é muito forte vai fazer a temperatura cair muito na Região Sul durante o domingo. Algumas áreas do interior do Rio Grande do Sul já poderão amanhecer o domingo com geada, mas é durante a segunda e a terça-feira, 23 de agosto, que a geada deve ocorrer de forma e ampla e generalizada no Sul. O centro da massa polar, que é a região de frio mais intenso, deve passar sobre a Região Sul entre 22 e 23 de agosto.

 

Chuva volumosa no Paraná e Santa Catarina

A chuva cai pesada sobre o Paraná e Santa Catarina no fim de semana, especialmente neste sábado. Muitas áreas dos dois estados poderão acumular pelo menos 100 mm de chuva até o domingo, o que representa grande parte da média de chuva normal para agosto.

 

 

Vento passa de 90 km/h em SC

Ventania, chuva intensa e granizo ocorreram em vários locais do Paraná e de Santa Catarina nesta sexta-feira. Pela manhã, às 10 e às 11 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de 94 km/h no município catarinense de Dionísio Cerqueira. Pouco depois, às 11 horas e ao meio-dia, foi vez de Novo Horizonte, também em Santa Catarina, sentir rajadas de 91 km/h. Em Japira, no Paraná, uma rajada já havia chegado aos 86 km/h no fim da tarde de quinta-feira, 18 de agosto.

Confira algumas imagens que foram compartilhadas com a Climatempo