Forte frente fria fecha as Olimpíadas no Rio

19/08/2016 às 17:17
por Josélia Pegorim

Atualizado 19/08/2016 às 23:15

Oferecimento
Temperatura cai muito no domingo

Este é um fim de semana especial no Rio De Janeiro porque será o fim das Olimpíadas Rio 2016 e também porque uma forte frente fria estará chegando ao Sudeste do Brasil e muda o tempo no Rio. O problema é que esta frente fria traz uma massa de ar polar forte e um ciclone extratropical que vão facilitar a ocorrência de ventos fortes. Além da chuva, a temperatura cai muito.

Quem está no Rio de Janeiro vai sentir um verdadeiro choque térmico. No sábado, a capital olímpica terá sol forte, muito calor e rajadas de vento quente.

O calor e o deslocamento das áreas de instabilidade sobre São Paulo aumentam a chance de pancadas de chuva com raios na cidade do Rio a partir da tarde. O risco de chuva aumenta cada vez mais para o fim da tarde para a noite e por isso não dá para descartar a possibilidade de chuva na final do futebol olímpico masculino que ocorrer entre o Brasil e a Alemanha às17h30 do sábado, 20, no estádio do Maracanã.

 

Confira a influência do tempo nas modalidades ao ar livre de 20 de agosto, o penúltimo dia das Olimpíadas.

 

 

Ventania

Antes e durante a chegada da frente fria, fortes rajadas de vento poderão ocorrer no Rio de Janeiro, que durante as Olimpíadas sentiu rajadas da ordem de 80 km/h por duas vezes. Desta vez, o vento pode ser ainda mais forte.

No sábado, as rajadas de vento podem alcançar até 80 km/h e no domingo podem chegar aos 90 km/h. As rajadas mais intensas devem ser da direção sudoeste e sul, que levam a maior dose de umidade para o Rio de Janeiro.

Além do risco de ventania, da chuva e do frio, ao longo do domingo o mar fica cada vez mais agitado

 

No domingo, a partir das 9h30, ocorre uma das modalidades mais tradicionais das Olimpíadas, a maratona masculina. Os atletas já estarão sentindo a mudança no tempo com a chegada da frente fria ao Rio de Janeiro deixando o tempo instável. O risco de chuva durante a prova é de moderado a alto. A pista deve estar molhada, o que poderá prejudicar o desempenho de vários atletas. Por outro lado, a queda da temperatura diminui o desgaste físico.

 

 

 

Festa de encerramento

Infelizmente, as condições do tempo não vão colaborar no domingo e a festa de encerramento das Olimpíadas deve ocorrer debaixo de chuva, frio e risco de vento forte.

Durante o domingo, o ar frio de uma forte massa de ar de origem polar estará chegando ao Rio de Janeiro e vai manter o ar frio durante toda a próxima semana.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

30mm / 67%