Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / O que tirou a chuva do leste do Nordeste?

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    O que tirou a chuva do leste do Nordeste?

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    As regiões Sul e Nordeste do Brasil são normalmente as que mais sentem a influência do fenômeno El Niño. O El Niño provoca chuva em excesso no Sul e diminui a chuva do Nordeste.

    No Nordeste, o período úmido (ou chuvoso) é bem determinado para diferentes porções da Região. Na faixa norte, que abrange o centro-norte do Maranhão, do Piauí, o Ceará, o Rio Grande do Norte e parte da Paraíba, quase toda a chuva do ano cai entre fevereiro e maio. Na costa leste, entre o leste do Rio Grande do Norte e o leste/sul da Bahia, o período mais chuvoso do ano é distribuído entre abril e julho.

     

     

    Um forte El Niño influenciou todo o verão no Brasil interferindo ano período chuvoso do norte do Nordeste. A chuva foi volumosa só em janeiro, mas nos meses com as maiores médias Climatológicas de chuva, choveu menos do que o normal.

    O El Niño foi enfraquecendo no fim do verão e no outono e já não existia mais no fim desta estação. Este El Niño enfraquecido teve parte da culpa da fraca estação chuvosa de 2016 na costa leste do Nordeste. A outra parte da culpa da escassez de chuva no leste do Nordeste foi a temperatura do oceano Atlântico.

    Os mapas abaixo exemplificam a falta de chuva no Nordeste em 2016

     

     

     

    Depois do forte El Niño 2015/2016, o clima do planeta terá outros desvios nos próximos meses com o desenvolvimento do fenômeno La Niña, que em geral beneficia a chuva sobre o Nordeste.

    Em entrevista à meteorologista Josélia Pegorim, o meteorologista Alexandre Nascimento, da equipe de previsão climática da Climatempo, explica a fase ruim da chuva do Nordeste em 2016 e comenta as grandes mudanças que devem ocorrer com a La Niña. Confira!

     

     

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias