Olimpíadas terminam com chuva e frio

20/08/2016 às 15:05
por Aline Tochio

Oferecimento
Grande frente fria com ciclone extratropical avança para o Rio

As Olimpíadas Rio 2016 se despedem com uma grande virada no tempo neste domingo. Uma forte frente fria avança pelo Sudeste do Brasil e traz uma massa de ar polar forte e um ciclone extratropical, que vão facilitar a ocorrência de ventos fortes. Além da chuva, a temperatura cai muito.

 

Quem está no Rio De Janeiro vai sentir um verdadeiro choque térmico. Neste sábado, a capital olímpica teve sol de manhã e a temperatura chegou perto de 30ºC. Mas já no início da tarde, com o deslocamento das áreas de instabilidade de São Paulo para o Rio, a nebulosidade aumentou e, por volta de 15h, já havia chuva perto da capital. O risco de chuva aumenta cada vez mais para o fim da tarde para a noite e por isso há previsão de chuva na final do futebol olímpico masculino, que ocorre entre o Brasil e a Alemanha às17h30 deste sábado, 20, no estádio do Maracanã.

 

Confira a influência do tempo nas modalidades ao ar livre de 20 de agosto, o penúltimo dia das Olimpíadas.

 

 

Essa frente fria vem com uma forte massa de ar polar, que vai derrubar a temperatura em todo o Estado neste domingo. A temperatura na capital oscila entre 15 e 26ºC, sendo que esses 15ºC serão registrados à noite, situação chamada pelos meteorologistas de temperatura invertida.

 

Ventania

Com o avanço de toda essa instabilidade, rajadas de vento poderão ocorrer no Rio de Janeiro. Neste sábado, as rajadas de vento podem alcançar até 80 km/h e no domingo podem chegar aos 90 km/h. As rajadas mais intensas devem ser da direção sudoeste e sul, que levam a maior dose de umidade para o Rio de Janeiro. Além do risco de ventania, da chuva e do frio, ao longo do domingo o mar fica cada vez mais agitado

 

No domingo, a partir das 9h30, ocorre uma das modalidades mais tradicionais das Olimpíadas, a maratona masculina. Os atletas já estarão sentindo a mudança no tempo com a chegada da frente fria ao Rio de Janeiro. O risco de chuva durante a prova é de alto. A pista deve estar molhada, o que poderá prejudicar o desempenho de vários atletas. Por outro lado, a queda da temperatura diminui o desgaste físico.

 

 

 

Festa de encerramento

Infelizmente, as condições do tempo não vão colaborar no domingo e a festa de encerramento das Olimpíadas deve ocorrer debaixo de chuva, frio e risco de vento forte. Durante o domingo, o ar frio de uma forte massa de ar de origem polar estará chegando ao Rio de Janeiro e vai manter o ar frio durante toda a próxima semana.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%