Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Tempo severo no Sul

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    O Sul do Brasil está em alerta para tempo severo. Um sistema de baixa pressão atmosférica estão se aprofundando entre a Região e o Paraguai, e já provocou temporais neste sábado em várias áreas do Sul.

     

    De acordo com medições do INMET, entre 14h de sexta-feira, 19, e 14h deste sábado, foram acumulados entre 40 e 70 milímetros em quase todas as áreas de Santa Catarina e do Paraná. O destaque é de Rio Negrinho, cidade do norte catarinense, que acumulou 93 mm nesse período. As rajadas de vento estão sendo mais sentidas no Rio Grande do Sul. O INMET registrou rajadas de mais de 50 km/h em muitas cidades gaúchas. Até 14h deste sábado, houve registro de 63 km/h em Canguçu, 61 em Dom Pedrito, 62 km/h em Bagé e 73 km/h em Mostardas.

     

    No mar, a situação também é preocupante neste fim de semana. Os ventos fortes do ciclone extratropical deixam o mar agitado e as ondas devem crescer muito de sábado para o domingo. Há risco ressaca no domingo em praias de todo o litoral da Região Sul. A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca neste sábado para a faixa litorânea entre Chuí (RS) e Florianópolis (SC), válido até a segunda-feira, com ondas que podem chegar a 3,5m. Confira o alerta:

     

    AVISO NR 1167/2016

    AVISO DE RESSACA

    EMITIDO ÀS 1430 HMG - SÁB - 20/AGO/2016

    RESSACA ENTRE CHUÍ (RS) E FLORIANÓPOLIS (SC) A PARTIR DE 201200 HMG. ONDAS DE SE 2.5/3.5 METROS.

    VÁLIDO ATÉ 221200 HMG.

    ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 1148/2016.

     

     

    Neve

    Durante o domingo, 21 de agosto, o ar polar entra com muita força sobre o Sul do Brasil. A região serrana entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina estará chuvosa em grande parte do dia, mas com o resfriamento intenso e o ar muito úmido, o domingo poderá ter também queda de neve pela quarta vez este ano. A maior chance do fenômeno ocorrer é durante a noite.

     

    Geada

    A  nova massa de ar polar que chega ao Brasil no fim de semana é muito forte vai fazer a temperatura cair muito na Região Sul durante o domingo. Algumas áreas do interior do Rio Grande do Sul já poderão amanhecer o domingo com geada, mas é durante a segunda e a terça-feira, 23 de agosto, que a geada deve ocorrer de forma e ampla e generalizada no Sul. O centro da massa polar, que é a região de frio mais intenso, deve passar sobre a Região Sul entre 22 e 23 de agosto.

     

    Chuva diminui neste domingo

    A chuva caiu pesada sobre o Paraná e Santa Catarina neste sábado, 20, mas já começa a diminuir no domingo. O norte e leste do Paraná, o leste de Santa Catarina e o nordeste do Rio Grande do Sul ainda terão chuva, mas com menor intensidade e com menos volume acumulado. A partir de segunda-feira o tempo fica aberto e frio, já sem chance de chuva para a região Sul.

     

    O Sul do Brasil já havia sido atingido por temporais na ultima quinta-feira. Confira algumas imagens que foram compartilhadas com a Climatempo entre os dias 18 e 19 de agosto:

     

     

     

     

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias