Nevou no Sul

21/08/2016 às 13:46
por Aline Tochio

Atualizado 21/08/2016 às 15:25

Oferecimento
Frio aumenta nos próximos dias

Como já vinha sendo previsto pela Climatempo, nevou neste domingo em algumas áreas da região serrana de Santa Catarina. Segundo informações da Agência de Notícias São Joaquim Online, a cidade de São Joaquim registrou a neve na manhã deste domingo, 21, por volta dás 10h15min na localidade de Cruzeiro, há 15km do centro da cidade, com temperatura próximas a 1ºC. Ainda havia registro de neve por volta de 13h.

 

 

 

 

Ventania

Uma frente fria ajudou a formar muitas instabilidades entre sexta-feira e sábado no Sul do Brasil. Temporais atingiram muitas áreas principalmente em Santa Catarina e no Paraná. Neste domingo foi a ventania que chamou atenção. Segundo medições do INMET, as rajadas de vento chegaram a 113 km/h no Morro da Igreja e a 97 km/h em Santa Marta, na serra e no litoral catarinenses, respectivamente. No Paraná, Paranapoema registrou 76 km/h de rajada e 71km/h foram registrados em Marechal Cândido Rondon. Porto Alegre teve rajadas de 62 km/h na região do aeroporto Salgado Filho. Muitas outras cidades do Sul tiveram rajadas acima de 55 km/h. Essa ventania foi provocada por um ciclone extratropical, que já nesta segunda-feira se afasta para o oceano, e por isso já não mais previsão de ventos fortes para os próximos dias.

 

 

Ar polar

O ar polar que veio junto com essa frente fria entrou com força neste domingo no Sul do Brasil. Às 13h fazia apenas 08ºC em Curitiba, segundo informações do aeroporto do Bacacheri, e a sensação térmica era de apenas 02ºC por causa do vento. O aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, registrava 13ºC no mesmo horário, mas com sensação de 09ºC. Em Porto Alegre fazia 14ºC. A temperatura foi caindo ao longo do domingo, conforme o ar polar foi entrando no Sul do Brasil. De manhã ainda chovia entre o norte do Rio Grande do Sul e o centro-leste de Santa Catarina e do Paraná. A combinação entre a chuva e o ar polar foi essencial para a ocorrência de neve em São Joaquim (SC).

 

Frio aumenta

Nos próximos o frio vai aumentar no Sul do Brasil porque o centro da massa de ar polar vai passar por cima da Região. Não há mais condições para neve porque o tempo vai abrir e vai secar, mas há previsão de geada ampla até terça-feira. As temperaturas ficam muito baixas, principalmente nos trechos de serra, onde poderão ser observadas temperaturas abaixo de zero. O frio começa a diminuir a partir de quarta-feira.

 

Semana seca

Essa forte massa de ar polar também é seca. Por isso o tempo já abre no Sul do Brasil nesta segunda-feira e permanece assim até o fim da semana. Pelo menos até sexta-feira não há expectativa de chuva para nenhuma localidade da Região.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

26°
max

20mm / 80%

Porto Alegre - RS

17°
min

23°
max

10mm / 90%