Temporais no Sul do país

27/08/2016 às 16:49
por Bianca Lobo

Oferecimento
Risco de chuva forte e volumosa persiste até terça

Neste domingo a organização de um sistema de baixa pressão irá favorecer a formação de nuvens muito carregadas sobre o Rio Grande do Sul.  Há risco de chuva forte na região das Missões, na Fronteira Oeste e na Campanha gaúcha, acompanhadas de raios e ventanias. Há risco também para a ocorrência de granizo nestas áreas. Na capita, no leste e no norte do Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná e de Santa Catarina as nuvens aumentam no decorrer do dia e provocam pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A chuva nestas áreas não deverá ser tão intensa como no oeste gaúcho, porém devem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.

 

Na segunda-feira um novo sistema de baixa pressão se organiza no interior do continente, mantendo as condições favoráveis para a formação de nuvens carregadas. Neste dia, o risco para temporais é maior na faixa oeste da Região.

 

Na terça-feira as instabilidades começam a se deslocar e a chuva diminui sobre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, porém o Paraná ainda deverá registrar chuva forte. Apenas na quarta-feira que não há mais risco para temporais no Sul do país.

 

Confira no mapa abaixo a previsão do modelo meteorológico para o acumulado de chuva entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro.