Tufão Lionrock na costa do Japão

27/08/2016 às 14:26
por Bianca Lobo

Oferecimento
O tufão deve atingir terra firme no começo da próxima semana

Neste sábado o tufão Lionrock está posicionado ao sul do Japão, com ventos sustentados de 162 km/h e rajadas de vento de até 216 km/h segundo a Agência Japonesa de meteorologia (Japan Meteorological Agency - JMA). A mesma agência categoriza esse tufão como muito forte.

 

Fonte: NOAA

 

Há previsão de que neste fim de semana Lionrock se encaminhe em direção à costa do Japão, adentrando o país entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça (hora local). Mesmo estando mais fraco do que está agora, é esperado que ele atinja a costa com uma força equivalente à de um furacão categoria 1, com ventos sustentados de aproximadamente 144 km/h e rajadas de 216 km/h. Há risco de chuva volumosa, que pode provocar alagamentos e deslizamentos de terra.  Atualmente está previsto que Lionrock irá atingir terra firme ao leste de Honshu, (a maior das ilhas do arquipélago japonês) entre Tóquio e Sendai.

 

Além da chuva e dos ventos fortes, esse sistema provocará uma forte agitação marítima na costa do Japão. Os modelos oceânicos indicam que ondas de quase 5 metros deverão atingir a costa japonesa. A elevação do mar deverá agravar a situação na região.