Frio demais para Mato Grosso do Sul

04/09/2016 às 15:36
por Aline Tochio

Oferecimento
Semana começa gelada, mas termina quente

O fim de semana foi marcado por temperaturas baixas em Mato Grosso do Sul devido ao excesso de nebulosidade e ao ingresso dos ventos frios de uma massa de ar de origem polar. Várias cidades do centro-sul e do oeste do Estado ficaram com temperatura abaixo de 15 graus em boa parte do sábado e do domingo.

 

Uma frente fria que chegou ao sul do Brasil no final da semana foi bloqueada pela alta pressão com centro no Atlântico (ASAS), e não conseguiu avançar para o Sudeste. Porém, sua massa de ar polar entrou pelo continente e conseguiu avançar até o sul da Amazônia. Com isso, o Mato Grosso do Sul ficou recebendo os ventos frios durante todo o fim de semana.

 

 

A sensação de frio foi constante no Estado durante todo o fim de semana porque, além do ar frio, o tempo ficou fechado e com chuva ou garoa. Na região de Corumbá, no oeste de MS, as rajadas de vento chegaram a quase 60 km/h no sábado (03). Por volta de 13h, o aeroporto local registrava temperatura de 11°C, mas a sensação era de apenas 5°C! No domingo a temperatura ficou entre 10ºC e 13ºC na cidade, mas com sensação de mais frio. Em Ponta Porã, no sul do Estado, o sábado foi marcado por frio e nevoeiro. Durante todo o dia, e também na manhã de domingo, o aeroporto da cidade ficou com visibilidade muito prejudicada e, entre 14h e 19h do sábado, a visibilidade ficou nula. Neste domingo a temperatura oscilou entre 11ºC e 14ºC.

 

Em Campo Grande não foi diferente. Começou a chover na tarde de sábado e a chuva só parou na manhã deste domingo, mas por causa do frio e da alta umidade, houve formação de nevoeiro entre 05h e 10h. A temperatura na capital oscilou entre 13ºC e 18ºC. A menor temperatura máxima registrada pelo INMET esse ano na cidade é de 16,1ºC em 08/06.

 

Nesta segunda-feira, novas instabilidades associada a um cavado (sistema de baixa pressão em níveis médios da atmosfera) avançam sobre o Mato Grosso do Sul, deixando o tempo carregado, com chuva e mais queda de temperatura. Na terça-feira essa instabilidade se desloca para São Paulo e o tempo vai abrindo em Mato Grosso do Sul. A noite de terça para quarta-feira será de tempo mais aberto e ainda sob influência do ar polar. Por isso vai fazer muito frio nesse período, e pode até gear no sul do Estado. Mas para quem não aguenta mais esse frio, a notícia é boa: ao longo da semana o ar polar enfraquece e o vento volta a soprar de norte, trazendo ar mais quente. A semana que começou gelada vai terminar com calor em todo o Estado.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%

Campo Grande - MS

21°
min

32°
max

0mm / 0%