Ciclone extratropical se afasta do Sul

07/09/2016 às 21:04
por Marcelo Pinheiro

Oferecimento
Vento diminui e massa de ar seco ganha força na Região

O ciclone extratropical que favoreceu a ocorrência de ventania em muitas áreas do RS e do sul e do leste de SC ao longo do feriado da Independência vai se afastando no oceano, ao largo da costa da Região Sul e o vento diminui de intensidade durante a quinta-feira. As rajadas mais intensas não devem passar de 60 km/h nos pontos mais altos de serra. Com o afastamento do centro de baixa a circulação marítima enfraquece e as nuvens também diminui em relação aos últimos. A massa de ar mais seco avança sobre a Região, deixando o tempo firme com sol e temperatura amena em todos os Estados. O frio da madrugada é intenso e há condições para a ocorrência de geada nas serras e em boa parte do centro-sul e do oeste paranaenses. 

A semana termina com tempo ensolarado e temperatura em elevação no Sul do País. A sexta-feira ainda começa frio, mas apenas com geada nos trechos serranos gaúchos e catarinenses. Pode haver formação de nevoeiro nas primeiras horas da manhã. Durante o fim de semana uma nova frente fria, mas o sol predomina e esquenta de vez. A tendência é de tardes quentes e com queda de umidade, inclusive nas capitais. 

 

Mar agitado no litoral do RS e de SC

 

Os ventos intensos sobre o Oceano associados ao ciclone extratropical provocaram intensa agitação marítima no litoral do RS e de SC. Nesta quinta-feira as ondas começam a diminuir, mas o mar ainda fica agitado nas praias gaúchas e catarinense, com ondas entre 2m e 2,5m de altura, com tendência de diminuição durante a noite. A partir de sexta-feira o mar fica mais calmo, com ondas entre 0,5m e 1m em toda a região costeira.