Ventos podem passar de 80 km/h no Sul

07/09/2016 às 12:16
por Maria Clara Machado

Atualizado 07/09/2016 às 12:24

Oferecimento
Ciclone extratropical se desloca pelo oceano

Um grande ciclone extratropical se desloca por alto mar na altura do Sul do Brasil e provoca ventos fortes sobre a costa do Rio Grande do Sul e áreas serranas do estado e de Santa Catarina. O alerta de ventos fortes permanece neste feriado de 7 de setembro, com rajadas que podem passar dos 80 km/h nessas áreas. 



O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou uma rajada de vento de 80 km/h em Mostardas, no litoral gaúcho, às 8 horas desta quarta-feira (7). Desde a madrugada, as rajadas estão passando dos 70 km/h. No Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, alto da serra catarinense, os ventos foram ainda mais fortes na madrugada chegando a 114 km/h, segundo o INMET. Os ventos continuam fortes no decorrer da tarde e da noite.

Crédito: André Madeira / Morro da Igreja, Bom Jardim da Serra (SC)

Nesta quinta-feira (8), os ventos ainda poderão chegar aos 60 km/h na costa do Rio Grande do Sul e nas serras gaúcha e catarinense, mas ao longo dia a intensidade desses ventos deve diminuir com o afastamento do ciclone extratropical afirmam os meteorologistas. 

Mais frio e geada 

O sol vai predominar sobre o Sul sem previsão de chuva. A presença do ar seco de origem polar ainda vai deixar as próximas madrugadas frias. Áreas do centro-sul e oeste do Paraná ainda poderão ter geada nesta quinta-feira e as serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina até a sexta-feira (9).