Sul do BR vai esquentar

08/09/2016 às 14:48
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Fim de semana promete calor de 30°C

Os ventos já começaram a perder força sobre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Na tarde desta quinta-feira (8), algumas rajadas ainda chegavam a 41 km/h em Mostardas e em Rio Grande, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Mas em grande parte da Região, os ventos já enfraqueceram. No feriado de 7 de sembro, foram observadas rajadas de mais de 80 km/h, sendo a maior de 114 km/h, no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, alto da serra catarinense. 


O grande ciclone extratropical que provocou o aumento desses ventos já está se afastando para o oceano. Nesta sexta-feira (9), não há mais previsão de ventos fortes e nem de mar agitado, que também volta a ficar calmo. 


Uma massa polar ainda provocou bastante frio no início desta quinta-feira, com temperatura de -0,1°C em General Carneiro, no Paraná. O amanhecer de sexta será um pouco menos frio. Ainda há condições para geada nas serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Durante à tarde as temperaturas entram em elevação por toda a Região. 

Fim de semana quente no Sul 

No fim de semana o ar fica mais seco e quente e os termômetros poderão se aproximar ou até passar dos 30°C em algumas áreas do interior. Volta a chover no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina na segunda-feira (12)  e na terça-feira (13) com a formação de novas áreas de instabilidade.