Alerta de ventos fortes e mar agitado no Sul

12/09/2016 às 15:14
por Maria Clara Machado

Atualizado 12/09/2016 às 17:08

Oferecimento
Novo ciclone extratropical se forma nesta terça

Um novo sistema de baixa pressão atmosférica está ganhando força sobre o Uruguai e a chuva já começou a retornar ao Rio Grande do Sul, em áreas próximas à fronteira.



À medida que se desloca em direção ao litoral do Rio Grande do Sul, o sistema de baixa pressão se intensifica e dará origem a uma nova frente fria.  "Os modelos meteorológicos estimam que o centro do novo ciclone extratropical atingirá pressão atmosférica próxima ou um pouco abaixo de 980 hPa", comenta a meteorologista Bianca Lobo. Esse é valor muito baixo, o que indica um forte ciclone extratropical

 

O leste do Rio Grande do Sul entra em alerta nesta terça-feira (13), para ventos fortes, com rajadas acima dos 80 km/h no litoral gaúcho, na região serrana e na Grande Porto Alegre. Os ventos também aumentam sobre Santa Catarina. A nova frente fria acompanha pelo forte ciclone extratropical terá rápido deslocamento pelo Sul provocando chuva forte nos três estados da Região já nesta terça-feira. 

 

O ciclone extratropical também vai provocar forte agitação marítima. Nesta terça-feira, as ondas podem chegar a 2 metros no litoral do Rio Grande do Sul. Na quarta-feira (14), o mar sobe rapidamente com ondas entre 3 a 3,5 metros no litoral gaúcho e de 2,5 metros e 3 metros no litoral catarinense. Na quinta-feira (15), o litoral gaúcho ainda terá forte agitação marítima com ondas de 2,5 metros a 3 metros, mas diminuindo à noite. No litoral sul catarinense, a previsão é de ondas entre 3 metros a 3,5 metros até à noite.   

 

Mar também vai subir no Sudeste

Na quinta-feira à noite, o mar também vai começar a subir no litoral do Sudeste. A expectativa é de ondas de 2 metros a 2,5 metros no litoral de São Paulo e de 2 metros a 2,5 metros no Rio De Janeiro. Na sexta-feira (16), o Rio de Janeiro poderá ter ondas de até 3 metros e há risco de ressaca. No litoral paulista, as ondas ficam entre 2 metros a 2,5 metros.
 
 



CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

15°
min

27°
max

0mm / 0%