Últimos dias do inverno com temporais no BR

16/09/2016 às 14:15
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Massa quente ganha força no fim de semana

Depois de mais uma frente fria e um grande ciclone extratropical essa semana, uma massa quente ganha força pelo centro-sul do país permitindo a elevação das temperaturas especialmente no Sul e do Sudeste neste último fim de semana do inverno. 

 

Com o aquecimento e a presença de mais umidade na atmosfera, as pancadas de chuva retornam em forma de temporais em áreas do Sudeste e do Sul do Brasil. O sul de Minas Gerais, a Zona da Mata mineira, a Serra da Mantiqueira, a região serrana do Rio De Janeiro, a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba e o Vale do Ribeira, poderão ter chuva forte com raios durante o fim de semana. 

No Sul do Brasil, os temporais também retornam ao Paraná e Santa Catarina, no domingo, em decorrência de novas áreas de instabilidade associadas a dois sistemas de baixa pressão atmosférica. Um deles dará origem a uma frente fria. 

A nova frente fria ainda vai reforçar as condições de chuva sobre o Sudeste no início da semana com aumento da chuva entre o Espírito Santo e Minas Gerais no finalzinho do inverno. 

As pancadas de chuva típicas de primavera, começam a ser observadas também sobre o Centro-Oeste e áreas do Norte. Ainda o Tocantins e grande parte do Nordeste permanecem com pouca chuva. 

Acompanhe no mapa de chuva 15 dias os volumes estimados para o final desse inverno e os primeiros dias da primavera: 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

26°
max

2mm / 20%