Oferecido por
Depois de mais uma frente fria e um grande ciclone extratropical essa semana, uma massa quente ganha força pelo centro-sul do país permitindo a elevação das temperaturas especialmente no Sul e do Sudeste neste último fim de semana do inverno.
Com o aquecimento e a presença de mais umidade na atmosfera, as pancadas de chuva retornam em forma de temporais em áreas do Sudeste e do Sul do Brasil. O sul de Minas Gerais, a Zona da Mata mineira, a Serra da Mantiqueira, a região serrana do Rio De Janeiro, a Grande São Paulo, o Vale do Paraíba e o Vale do Ribeira, poderão ter chuva forte com raios durante o fim de semana.
No Sul do Brasil, os temporais também retornam ao Paraná e Santa Catarina, no domingo, em decorrência de novas áreas de instabilidade associadas a dois sistemas de baixa pressão atmosférica. Um deles dará origem a uma frente fria.
A nova frente fria ainda vai reforçar as condições de chuva sobre o Sudeste no início da semana com aumento da chuva entre o Espírito Santo e Minas Gerais no finalzinho do inverno.
As pancadas de chuva típicas de primavera, começam a ser observadas também sobre o Centro-Oeste e áreas do Norte. Ainda o Tocantins e grande parte do Nordeste permanecem com pouca chuva.
Acompanhe no mapa de chuva 15 dias os volumes estimados para o final desse inverno e os primeiros dias da primavera: